julho 2, 2022

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Hoje falarei um pouco sobre duas atividades que a Morete e Davanzo Contabilidade desenvolve além do cotidiano que toda empresa de contabilidade deve fazer

Planejamento Tributário – Como funciona
Existe no mercado o MITO de que o SIMPLES NACIONAL é a melhor opção tributária, porém ele pode onerar em mais de 10% sua carga tributária de uma empresa.
Na verdade, o simples nacional para quem não sabe, é uma opção tributária que o governo federal criou em 1996 para “facilitar” o cálculo e recolhimento dos impostos incidentes sobre a venda de mercadoria.
Ele é calculado sobre o faturamento bruto das empresas e distribuído, de acordo com o ramo de atividade (comércio, indústria e serviços) cada um com sua alíquota separada e distribuída pelo governo federal aos demais poderes de governo (estado e município).
Aparentemente o cálculo parece ser fácil mas não é, depende da particularidade de cada empresa.
Sendo assim não se pode dizer simplesmente que a opção pelo Simples Nacional é a melhor para todas as empresas.
É ai que entra o PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO..
Nossa empresa possuí uma equipe especializada que analisa todo o movimento contábil/fiscal e de RH da empresa fazendo simulações entre as tributações pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real para poder oferecer a melhor opção ao cliente.
Por exemplo: na opção pelo Lucro Real, existem alguns créditos que podem ser aproveitados pelas empresas que no simples nacional não são considerados, porque o cálculo é feito pelo faturamento bruto e não pela atividade em si, o que pode resultar numa economia significativa de tributos.

Recuperação de Créditos Tributários
CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Designa-se “Crédito Tributário” a prestação em moeda ou outro valor nela se possa exprimir, que o sujeito ativo da obrigação tributária (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) tem o direito de exigir do sujeito passivo direto ou indireto (contribuinte, responsável ou terceiro).
O crédito tributário surge a partir dos processos que levam à obrigação tributária. Este conceito gera a relação entre o Estado e os contribuintes dos tributos em sua generalidade. Esta obrigação só é ativada quando ocorre o fato gerador. No imposto de renda, por exemplo, é preciso que haja um ganho de rendimentos.
A recuperação de crédito tributário é um direito de toda empresa que enfrenta, ou enfrentou, problemas relacionados a bitributação ou de impostos pagos a maior. Esse recurso pode ser reavido por meio de procedimento administrativo ou por via judicial. Fonte: Google.
Jorge Luiz Morete é Contabilista, Sócio da Empresa Morete e Davanzo Contabilidade, com sede à Rua Joaquim Teixeira de Barros nº 311 – Bairro Santa Cruz – fone (19) 3481-2491. E-mail: jjrmorete@jjrmorete.com.br.

Read Previous

João Doria disse que deixa vida púbica

Read Next

Seja um profissional saudável!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.