Nesta segunda-feira, dia (21/01), a Roda de Conversa – Hanseníase, iniciativa do vereador e presidente do Legislativo, Gilmar Rotta (MDB), apresentou características, causas e formas de tratamento da doença.
O evento aconteceu no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
O evento foi mediado pelas profissionais da Vigilância Epidemiológica, Ermelinda de Fátima Vincentin Esteves e Eliana Maria Tofollo, e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello e da vereadora Nancy Thame (PSDB).
Com um público formado de profissionais da rede de atenção básica do Município, um dos tópicos levantados foi acerca das formas de manifestação da doença, a paucibacilar e multibacilar.
De acordo com Eliana Tofollo, a forma paucibacilar é apresentada em diagnósticos realizados de forma precoce, antes da disseminação da doença.
A multibacilar é encontrada em casos nos quais a doença foi diagnosticada de forma tardia.
Segundo Ermelinda Esteves, grande parte dos casos descobertos em Piracicaba são da forma multibacilar, devido à falta de procura do teste nas unidades de saúde e tratamento da Hanseníase, situação que contribui para o avanço e disseminação da doença.
“O Brasil é o segundo país colocado (em casos de hanseníase), só perde para a Índia”, afirma Ermelinda.
Além da roda de conversa, as mediadoras também apresentaram vídeos produzidos por alunos ganhadores de concurso no Estado do Tocantins, no qual um dos protagonistas é infectado pela doença. O objetivo foi mostrar que crianças também podem ser infectadas pela Hanseníase.
“Prefeitura e a Câmara de Vereadores para ajudar a conscientizar os servidores da unidade de saúde”, afirma o vereador Gilmar Rotta.
Logo após a roda de conversa, a faixa em homenagem ao Janeiro Roxo foi, oficialmente, descerrada em frente à Câmara de Vereadores. O objetivo é marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado anualmente no último domingo de janeiro, neste ano, cairá amanhã, dia 27.