Agência das Bacias PCJ inicia plantio de mais 160 mil mudas nativas nos municípios de São Pedro e Charqueada

Agência das Bacias PCJ inicia plantio de mais 160 mil mudas nativas nos municípios de São Pedro e Charqueada

Ações de Proteção de Mananciais PCJ devem atingir a marca de 430 mil mudas em toda Bacia até 2023

 Legendaa foto: Plantio de lançamento do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro em 2018, em Charqueada-SP.

No sábado, dia 04, teve início o projeto envolvendo os município de Charqueada e São Pedro-SP, municípios vizinhos e que estão no foco desta nova etapa que visa o plantio de 166.700 mudas de arvores nativas entre as cidades, fruto de uma parceria entre as Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais, Esalq USP, CDRS/SAA e Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo.

Recuperar áreas degradadas por meio do reflorestamento é uma das visões estratégicas dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ para a proteção e revitalização de nascentes e mananciais que formam os rios que abastecem nossas cidades. A diretrizes derivam do Plano de Bacias dos Comitês PCJ e são conduzidas com direta atuação das Câmaras Técnicas de Recursos Naturais (CT-RN) e Rural (CT-Rural).

Um ato solene aconteceu na Casa da Agricultura de Charqueada, no sábado dia 04/12/2021que contou com a presença dos realizadores, apoiadores, autoridades e dos proprietários rurais envolvidos, seguido de um plantio simbólico em área de uma propriedade participante do Projeto, próxima ao perímetro urbano e da zona limítrofe com o município de São Pedro. O ato marcou o início da etapa de execução das intervenções.

O plantio de árvores em áreas selecionadas busca resultados de médio a longo prazo em diversas cidades, com realizações sempre estabelecidas em parceria com as sociedades civis e governos locais de alguns dos 76 municípios das Bacias PCJ.

Na sub-bacia do Rio Corumbataí, o contexto hídrico envolve as cidades de Analândia, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Charqueada, São Pedro, Iracemápolis e Piracicaba. Até o momento já foram plantadas 122 mil mudas no território de Analândia e outras 60 mil estão previstas. No mesmo âmbito, Holambra-SP já foi beneficiada com quase 30 mil mudas e para Salto-SP outras 15 mil estão na programação.

Sobre o projeto Mananciais Charqueada/ São Pedro:

O Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro, tem como objetivo a recuperação do Córrego Água Branca e do Córrego Boa Vista, os quais apresentam potencial para abastecimento público e garantia de segurança hídrica para o município de Charqueada e indiretamente ao município de São Pedro. Os projetos executivos PIPs, financiados pela Agência das Bacias PCJ, englobam 33 propriedades rurais, abrangendo uma área de 4.646,46 hectares.

Os primeiros estudos de viabilidade e o envolvimento institucional entre Comitês PCJ, Agência das Bacias PCJ, governos municipais (prefeituras e câmaras), Esalq USP, CDRS/SAA e Fundação Florestal, do Governo do Estado de São Paulo, começaram no ano de 2017, até a atual programação da execução do reflorestamento em uma das áreas em Charqueada, adotada pela empresa Da Serra Ambiental via Banco de áreas PCJ.

Em 2018 o Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro deu início a etapa de definição de área de interesse do manancial de abastecimento de Charqueada, mobilização dos respectivos proprietários rurais e elaboração dos Projetos Integrais de Propriedades – PIPs. O objetivo desta primeira etapa foi realizar o levantamento das informações ambientais destas propriedades rurais para diagnósticos, visando a recuperação, conservação e proteção do manancial.

Todo o estudo, mapeamento e priorização das áreas beneficiadas estão de acordo com as diretrizes da Política de Mananciais PCJ e acontecem por meio da Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ, que conta com corpo técnico especializado e ferramentas para georreferenciamento e geoprocessamento de dados, necessárias à condução dos trabalhos.

Até o ano de 2023 pretende-se atingir o marco de 430 mil de árvores plantadas. Conheça mais acessando https://agencia.baciaspcj.org.br/assessoria-ambiental/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta