Veja como incentivar a saúde bucal nas crianças

Foto: Divulgação

A cirurgiã dentista Cláudia Gobor explica como manter em dia a escovação dos dentes da criançada

Para muitas famílias com crianças, a frase “Filho(a), vai escovar os dentes” ecoa pela casa dezenas de vezes por dia. É uma dificuldade convencê-los a largar a brincadeira ou a TV para fazer a higiene bucal, a cada refeição. A história termina com pais irritados e desistindo da escovação os pequenos. Identificou-se com isso? Então a grande pergunta é: como convencer os filhos a manterem a saúde bucal?

A cirurgiã dentista Cláudia Christianne Gobor aconselha a presença e supervisão dos pais durante a escovação, educando e ensinando a importância da ação. “Com musiquinhas, brincadeiras e outros meios, os pais devem colocar essa rotina de cuidado não como uma tarefa, mas sim como algo divertido”, orienta a profissional.

Além do momento de interação entre o adulto e a criança de uma forma mais leve, é importante ressaltar a forma correta de ensinar a escovação. “Passando a escova infantil em todas as superfícies dentárias, mostrando como se faz, bem como tentar demonstrar como se passa o fio dental em todos os dentes de leite (ou então passar na criança) são primordiais para que ela chegue na idade da troca dentária com dentes de leite sem cáries e sem preocupações com a substituição dos mesmos”, explica a especialista.

Ainda segundo a dentista, o uso do creme dental deve ser introduzido quando começarem a aparecer os primeiros dentinhos. É preciso supervisionar o processo de higienização, pelo menos até os 5 ou 6 anos de idade, ou até que a criança tenha a destreza de cuspir ou enxaguar a boca.

A atenção dos responsáveis no processo de higiene bucal dos pequenos é o cuidado necessário para que a troca de dentes seja adequada para a vida adulta. Conforme a rotina desenvolvida no cotidiano, essa ocasião pode ser cada vez mais proveitosa e saudável. 

Dra. Cláudia Gobor
divulgação

Serviço: Dra. Cláudia Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Ex-Presidente e atual Conselheira Consultiva da Associação Brasileira de Halitose 

website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087

Redes sociais: Instagram: @bomhalitocuritiba

Facebook: @bomhalitocuritiba

Read Previous

Deputada Professora Bebel acompanha Lula em visita à região

Read Next

Como chegamos à crise entre Executivo e Judiciário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.