julho 1, 2022

Sorriso Cidadão retoma atividades de saúde bucal em escolas municipais

Foto: Isabela Borghese

Creche São Vicente de Paulo tem 520 alunos e é a primeira a receber o trailer odontológico; meta é atender mais de 5.800 crianças até o final deste ano

Na manhã da última segunda-feira, 20/06, as ações de saúde bucal do Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura de Piracicaba, foram complementadas por meio do projeto Sorriso Cidadão do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, que voltou a realizar atividades de saúde bucal em 23 escolas municipais com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. A primeira unidade a receber o projeto é a Creche São Vicente de Paulo, que disponibilizará o atendimento a 520 crianças até o próximo dia 08/07. A meta é atender mais de 5.800 crianças até o final deste ano.

No início dos trabalhos do trailer do Sorriso Cidadão, participaram das atividades os secretários de Saúde, Filemon Silvano, de Educação, Bruno Roza, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Wagner da Silveira (Juca), além da coordenação de Saúde Bucal vinculada à Secretaria de Saúde e os diretores e professores da escola municipal. “Vimos as crianças partilhando um momento importante, vendo a saúde bucal como coisa importante em sua vida. Este trabalho vem em muita boa hora e vai atender aquela demanda que ficou suspensa devido à pandemia”, destacou Filemon Silvano.

O secretário de Saúde também lembrou a importância PSE e da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. “O Programa Saúde na Escola tem esse objetivo de promover a troca de informações entre as escolas e unidades de saúde sobre as condições de saúde dos estudantes da rede municipal, reforçando ações de prevenção a agravos à saúde e ampliar o alcance e impacto dessas ações do poder público junto às crianças e suas famílias”.

Conforme explica a coordenadora da Saúde Bucal, Fernanda Bado, das 88 escolas municipais aderidas ao PSE, o trailer será responsável, inicialmente, por 23 escolas municipais, sendo 19 de educação infantil e 4 de ensino fundamental 1, e assim que estas escolas forem finalizadas, outras poderão ser incluídas nesta atividade. Na escola, as crianças serão avaliadas e tratadas pela equipe de profissionais do trailer. “Devemos promover a saúde bucal desde a infância e a escola é uma grande parceira nesta missão. O Trailer Sorriso Cidadão representa uma importante complementação ao Serviço Odontológico Municipal, já que atuará nas escolas vinculadas a Unidades de Saúde que não possuem dentistas/equipes de saúde bucal”, disse.

 

É importante realizarmos essa conscientização nas crianças desde cedo sobre a importância da saúde bucal. Após dois anos parados por conta da pandemia, essa parceria é essencial para que passem por uma avaliação, garantindo, preventivamente, o bem-estar de todos os alunos. Nesse projeto, especificamente, serão atingidos quase 5.800 dos matriculados na Rede Municipal de Ensino”, pontua o secretário Municipal de Educação, Bruno Roza.

O Trailer Odontológico Sorriso Cidadão completou este mês 8 anos de atividade com mais de 60 mil atendimentos. O projeto é do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, em parceria com a Hyundai Motor Brasil e empresas sul-coreanas instaladas no Parque Automotivo. De acordo com o presidente do sindicato, Wagner da Silveira, o Juca, o programa Sorriso Cidadão tem como missão prevenir e promover saúde bucal em prol do cidadão. “Estamos felizes com a retomada da parceria que visa o bem da população, principalmente das crianças. O Sorriso Cidadão é uma ação social que tem feito a diferença na vida das pessoas por onde ele passa, pois é mais que um atendimento odontológico, é envolvimento e interação entre escolas, crianças, comunidades, instituições, prefeituras e a equipe do projeto”, completou.

O trailer é equipado com um moderno consultório odontológico em seu interior, contando com compressor próprio, raio-x, autoclave, fotopolimerizador, dentre outros. Diversos tipos de tratamentos, como orientações de higiene oral, técnicas preventivas, restaurações, raspagem de tártaro, profilaxias, endodontia e pequenas cirurgias, são realizadas.

Dentro do cronograma do Sorriso Cidadão, a próxima unidade escolar municipal a receber suas atividades é a EMEI e EMEIF Francisco Correa, no bairro Jardim São Paulo e deverá atender cerca de 635 estudantes.

Fotos: Isabela Borghese

Read Previous

Jurados escolhem receitas finalistas do concurso Do Campo à Mesa

Read Next

Bebel promoveu audiência pública contra o fechamento das varas do trabalho em São Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.