julho 1, 2022

Saúde amplia atendimento nos centros de testagem para Covid-19

foto- divulgação

Medida foi tomada com início do frio e tempo seco, que aumentam sintomas gripais; a partir de segunda, 30/05, coleta nos Crabs Piracicamirim e Santa Terezinha acontecem todos os dias da semana, das 17h às 19h30

Com a chegada do frio e do tempo seco é comum o aumento dos sintomas gripais e respiratórios. Neste sentido, a Secretaria de Saúde vai novamente ampliar o atendimento oferecido nos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim e Santa Terezinha, que funcionam como Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes. Deste modo, a partir da próxima segunda-feira, 30/05, o horário das coletas passam a acontecer de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30. Anteriormente, os testes eram coletados neste mesmo horário em três dias da semana.

No trabalho iniciado em 25/04, as duas centrais de testagens realizaram juntas um total de 1.072 exames de antígeno e, deste total, 285 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença, ou seja, até ontem, 26/05, a média de novos casos positivos foi de 27%. Entre os dias 25/04 e 14/05, as centrais funcionaram de segunda-feira a sábado, e a partir do dia 16/05, as unidades atenderam três dias na semana (segunda, quarta e sexta-feira).

“Com o frio e o tempo seco, os sintomas gripais e respiratórios são mais comuns e, devido a isso a nossa demanda cresceu, porém, os casos positivos para Covid-19 seguem estáveis já que desde o início das testagens nos dois centros a média de positivados ficou em 25%. Deste modo, voltamos a ampliar o funcionamento dos centros para que mais pessoas possam ser atendidas”, destacou Filemon Silvano.

Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar alguns dos Crabs (Piracicamirim ou Santa Terezinha) com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19. Devido à dificuldade de aquisição do material nos últimos meses, a ação está sendo realizada após envio dos testes pelo governo do Estado de São Paulo, atendendo a um pedido da SMS.

Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em qualquer uma das quatro UPAs da cidade.

CASOS – De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em janeiro deste ano foram 38.441 notificações para Covid-19, sendo 10.360 positivos e 57 óbitos; em fevereiro foram 16.207 notificações, com 5.734 positivos e 70 óbitos; em março foram 10.840 notificações, 1.620 positivos e 15 óbitos por Covid-19; em abril foram 3.074 notificações, 683 positivos e seis óbitos. Em maio, até dia 26, são 2.148 notificações, 821 positivos e sete óbitos.

Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Read Previous

Orquestra de Violeiros de São Pedro retoma ensaios no Museu Gustavo Teixeira

Read Next

Roberto Morais conquista mais de R$ 20 milhões para Piracicaba em 2 anos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.