
Foto José Marino JR
Moradores de São Pedro se lembram de como era a saúde há alguns anos atrás e sabem dos avanços conquistados nos últimos anos, que foram iniciados na gestão do então prefeito Helinho Zanatta, em 2013, quando tinha como vice o atual prefeito Thiago Silva.
Uma das maiores conquistas foi a descentralização da saúde, com implantação de diversas e novas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde, construídas em todas as regiões do município.
Agora dentro de um cronograma de trabalho da administração do Prefeito Thiago Silva, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, está promovendo diversas adequações que têm sido feitas nas UBS’s, que ao menos uma vez por semana, oferece atendimento de médico pediatra, reconhecendo a importância do atendimento especializado para as crianças. Ressaltando que apenas a UBS do Primavera ainda não conta com o atendimento pediátrico.
“O atendimento de pediatria no município de São Pedro má rede de Atenção Básica, aumentou em 65% a oferta e segundo os dados, no mês de maio de 2022, foram ofertadas 860 vagas as quais foram agendadas 820 consultas com 655 comparecimentos e com 165 faltas, número que representa aproximadamente 20% de ausência, somente para pediatria e quando considerando o número de consultas agendadas esse número sob para 25,19% ou seja ¼ das consultas agendadas foram perdidas. Sobre a sobra das consultas sem agendamento dar-se pelo fato do risco de contaminação dos pacientes pela Covd-19, ou seja, medo por parte dos familiares das crianças sem vacina, e em partes pelo baixo índice efetividade nas visitas domiciliares, problema que vem sendo corrigindo com a contratação de novos agentes comunitários de saúde. Já para o mês de junho temos uma oferta de 1304 consultas já agendadas, para pediatria, ou seja, 65% maior que ao mês anterior.
A secretaria de saúde informou que a oferta de consultas pediátricas deve chegar a pelo menos 1800 consultas mês, dobrando assim a oferta de consultas pediátricas, levando em consideração que o município de são Pedro conta com uma população média de 6.500 habitantes com idade entre 0 e 11 anos temos um número que coloca o município de são Pedro como referência em comparação aos índices apresentados pelo Estado e o resto do País”, informou o responsável pela coordenação das UBs, Nilson Marchezi. Segundo o Coordenador da Unidades Básica de Saúde, Nilson Marchezi, o atendimento médico pediátrico vem sendo implantado para atender toda a população.
Estamos trabalhando para poder atender essa demanda que é reivindicada pala nossa população há muitos anos e com a sensibilidade do prefeito Thiago Silva, esse serviço médico vem sendo implantado em todas as nossa Unidade Básica de Saúde”, disse o responsável que acrescentou: “Hoje temos uma deficiência no atendimento médico pediátrico apenas na UBS do loteamento Primavera que ainda não temos um profissional para fazer o atendimento e também na UBS Alto da Serra, que oferece o atendimento apenas uma vez por semana”, falou Nilson Marchezi.
“Vamos continuar com o planejamento e seguindo as determinações do prefeito Thiago Silva e logo teremos também profissionais fazendo um atendimento médico pediátrico em todas as UBS de nossa cidade, acabando com essa demanda que vem sendo cobrada há décadas pela nossa população”, finalizou.