julho 4, 2022

Prefeitura oferece atendimento médico pediátrico nas Unidades Básicas de Saúde de São Pedro

Foto José Marino JR

Moradores de São Pedro se lembram de como era a saúde há alguns anos atrás e sabem dos avanços conquistados nos últimos anos, que foram iniciados na gestão do então prefeito Helinho Zanatta, em 2013, quando tinha como vice o atual prefeito Thiago Silva.

Uma das maiores   conquistas foi a descentralização da saúde, com implantação de diversas e novas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde, construídas em todas as regiões do município.

Agora dentro de um cronograma de trabalho da administração do Prefeito Thiago Silva, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, está promovendo diversas adequações que têm sido feitas nas UBS’s, que ao menos uma vez por semana, oferece atendimento de médico pediatra, reconhecendo a importância do atendimento especializado para as crianças. Ressaltando que apenas a UBS do Primavera ainda não conta com o atendimento pediátrico.

“O atendimento de pediatria no município de São Pedro má rede de Atenção Básica, aumentou em 65% a oferta  e segundo os dados, no mês de maio de 2022, foram ofertadas 860 vagas as quais foram agendadas 820 consultas com 655 comparecimentos e com 165  faltas, número que representa aproximadamente 20% de ausência, somente para pediatria e quando considerando o número de consultas agendadas esse número sob para 25,19%  ou seja ¼ das consultas agendadas foram perdidas. Sobre a sobra das consultas sem agendamento dar-se pelo fato do risco de contaminação dos pacientes pela Covd-19, ou seja, medo por parte dos familiares das crianças sem vacina, e em partes pelo baixo índice efetividade nas visitas domiciliares, problema que vem sendo corrigindo com a contratação de novos agentes comunitários de saúde. Já para o mês de junho temos uma oferta de 1304 consultas já agendadas, para pediatria, ou seja, 65% maior que ao mês anterior.

A secretaria de saúde informou que a oferta de consultas pediátricas deve chegar a pelo menos 1800 consultas mês, dobrando assim a oferta de consultas pediátricas, levando em consideração que o município de são Pedro conta com uma população média de 6.500 habitantes com idade entre  0 e 11 anos  temos um número que coloca o município de são Pedro como referência em comparação aos índices apresentados pelo Estado e o resto do País”, informou o responsável pela coordenação das UBs, Nilson Marchezi. Segundo o Coordenador da Unidades Básica de Saúde, Nilson Marchezi, o atendimento médico pediátrico vem sendo implantado para atender toda a população.

Estamos trabalhando para poder atender essa demanda que é reivindicada pala nossa população há muitos anos e com a sensibilidade do prefeito Thiago Silva, esse serviço médico vem sendo implantado em todas as nossa Unidade Básica de Saúde”, disse o responsável que acrescentou: “Hoje temos uma deficiência no atendimento médico pediátrico apenas na UBS do loteamento Primavera que ainda não temos um profissional para fazer o atendimento e também na UBS Alto da Serra, que oferece o atendimento apenas uma vez por semana”, falou Nilson Marchezi.

“Vamos continuar com o planejamento e seguindo as determinações do prefeito Thiago Silva e logo teremos também profissionais fazendo um atendimento médico pediátrico em todas as UBS de nossa cidade, acabando com essa demanda que vem sendo cobrada há décadas pela nossa população”, finalizou.

Read Previous

Postos do Poupatempo em 11 cidades estarão fechados nesta sexta-feira (24), por conta de feriados municipais

Read Next

Deputada Professora Bebel viabiliza mais R$ 250 mil para o setor de segurança de Águas de São Pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.