agosto 9, 2022

Obesidade infantil é caminho para doenças crônicas, alerta nutricionista

Obesidade infantil é caminho para doenças crônicas, alerta nutricionista – Foto Divulgação

Atendimento de crianças acima do peso aumentou no Santa Casa Saúde Piracicaba, após o pico da pandemia da covid-19

 

Nesta sexta-feira, 3 de junho, é comemorado o Dia de Conscientização contra a Obesidade Infantil, comorbidade que  tem afetado milhares de crianças no Brasil. Último Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), divulgado em 2019, ou seja, antes da pandemia da covid-19 e da necessidade do distanciamento social, revelou que 7% das crianças brasileiras menores de 5 anos estão com excesso de peso e 3% têm obesidade.

De acordo com a nutricionista do programa Saúde Inteligente, do Santa Casa Saúde Piracicaba, Bianka de Cássia Capeletti Chiarotti, ao ampliar a faixa etária, os casos de obesidade são ainda maiores. “No Brasil, é estimado que 13% das crianças entre 5 e 9 anos têm obesidade e outros  7% dos adolescentes entre 12 a 17 anos também”, ressalta.

Os dados sobre obesidade infantil são tão alarmantes que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que em 2025 o número de crianças obesas no mundo chegue a 75 milhões. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre 5 e 9 anos, está acima do peso no País. As notificações do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), também de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre 5 e 10 anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.

O risco de obesidade no futuro é a consequência mais temida da obesidade infantil, segundo a nutricionista Bianka. “A obesidade leva a comorbidades, como diabetes, hipertensão, entre outras doenças. Uma criança acima do peso tem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e 89% dos adolescentes obesos podem se tornar adultos obesos”, revela.

Bianka ressalta ainda, o aumento expressivo do número de atendimentos no programa Saúde Inteligente, do Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, principalmente após o período de distanciamento social. “A pandemia da covid-19 contribuiu para o aumento do número de casos da obesidade infantil, agravando a situação; afinal, houve mudanças importantes na rotina das crianças, entre elas o sedentarismo, pois as crianças ficaram mais tempo em casa sem praticar atividade física, tendo aulas ou passando boa parte do tempo em frente ao computador, o que aumenta a ansiedade,  inclusive deviso à ociosidade e dificuldade frente à mudança abrupta da rotina, que alterou inclusive a alimentação com o aumento do consumo de alimentos processados e ultraprocessados”, explica.

Bianka alerta ainda que quando se fala em tratamento e prevenção é preciso lembrar que a obesidade infantil é multifatorial, ou seja, causada por diversos fatores, “portanto é preciso que os cuidados com a saúde ocorram de forma multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, educadores físicos, saúde emocional e familiar”, ressalta.

DICA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

A nutricionista Bianka dá dicas de como montar um cardápio saudável e repleto de opções

Café da manhã:
– Pão/torradas integrais
– Queijos brancos como minas frescal ou meia cura ou creme de ricota ou cottage ou ovo
– Leite, porém não com achocolatado: puro ou batido com fruta ou com cacau em pó
– Frutas

Almoço/jantar:
– Arroz ou tubérculos (batata, mandioca, cará, inhame, purê..)
– Feijão ou demais leguminosas como grão de bico, ervilha, lentilha..
– Salada e legumes de acordo com a preferência (importante variar para que o dia e a semana sejam bem coloridos
– Mistura (carne bovina, suína, frango, peixe ou ovos

Lanches intermediários as refeições principais:
– Panqueca de aveia
– Iogurtes
– Frutas
– Pães integrais
– Vitaminados
– Castanhas
– Bolinhos saudáveis a base de aveia e frutas

Read Previous

Deputada Bebel promove audiência pública na Alesp pelo fim do confisco nas aposentadorias

Read Next

Acessos em Rio Claro e Cordeirópolis serão fechados para obras