
Expedicionários da Saúde ganha Zayed Sustainability Prize – Foto: Divulgação
Com mais de 300 milhões de vidas impactadas pelos 96 projetos já reconhecidos até hoje, a premiação atraiu nesta edição mais de 4.500 inscritos de 152 países
Na edição com o maior número de inscrições em 15 anos do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, a ONG Expedicionários da Saúde fez história. Diante de mais de 4.500 inscritos de todo o mundo, a EDS foi anunciada no 16 de janeiro de 2023, como a grande vencedora na categoria Saúde.
A premiação, que é mundialmente reconhecida como um dos principais eventos de valorização em inovação e sustentabilidade, aconteceu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Estiveram lá, para representar a EDS, Dr. Ricardo Affonso Ferreira, Fundador e Presidente da organização, Dr. Fábio Costa, Vice-Presidente, e Sérgio Leite, membro do Conselho Consultivo.
“No ano em que a EDS completa duas décadas de existência, recebemos este que é, sem dúvida, um dos maiores reconhecimentos da nossa história. Não por se tratar de um prêmio, nem apenas por ser um dos maiores do mundo, mas sim por mostrar que estamos mesmo no caminho certo da luta pela transposição do abismo social que separa a saúde especializada e os Povos Originários da Amazônia Brasileira”, ressalta Dr. Ricardo.
“A força voluntária e de uma equipe de trabalho dedicada, aliada a uma tecnologia social a favor dos que mais precisam, nos trouxeram até aqui e este prêmio vai nos levar ainda mais longe”, acrescenta.
Com 20 anos de atuação, a Expedicionários da Saúde sai de Abu Dhabi com um prêmio em dinheiro e, claro, um reconhecimento justamente no momento em que a preservação da floresta e a proteção dos povos originários estão em destaque internacional.
Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio pioneiro internacional dos Emirados Árabes Unidos (EUA) em sustentabilidade e uma homenagem ao legado do falecido fundador dos EAU, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. Criada em 2008, essa premiação visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e a ação humanitária, reconhecendo e premiando pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas de ensino médio que oferecem soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras em 5 categorias: Saúde, Alimentação, Energia, Água e Ensino Médio Global.
O júri do prêmio é composto por ex-chefes de estado, ministros do governo dos EAU e personalidades do mundo empresarial.
Diferencial EDS: Tecnologia Social
A EDS tem como diferencial seu Centro Cirúrgico Móvel, moderno e adaptável às condições mais extremas da floresta amazônica. Trata-se de uma tecnologia social pioneira no Brasil, desenvolvida por engenheiros voluntários, que abriga salas de cirurgias oftalmológicas, cirurgia geral, pequenos procedimentos, conforto médico, sala de espera para pacientes, vestiário e Centro de Material e Esterilização (CME). Além disso, possui os mesmos equipamentos modernos e de alta tecnologia oferecidos nos grandes hospitais do Brasil.
Expedicionários da Saúde
Formado por um grupo de médicos voluntários, os Expedicionários da Saúde (EDS) levam medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, a regiões isoladas e povoadas por grupos indígenas na Amazônia.
A EDS organiza, em média, quatro expedições por ano em vários estados da Amazônia Legal Brasileira. Até dezembro de 2022 foram realizadas 50 expedições clínicas e cirúrgicas, com um total de 9.837 cirurgias, 70.819 atendimentos e 126.019 exames e procedimentos, além de doações de 6.911 óculos. O maior número de cirurgias ocorre entre as especialidades de oftalmologia e cirurgia geral, além de cirurgias pediátricas, ortopédicas e ginecológicas de média complexidade. Também são realizados atendimentos clínicos em diversas especialidades.
Levar atendimento médico, principalmente cirúrgico e promover a saúde e qualidade de vida para as populações indígenas que vivem geograficamente isoladas é a Missão dos Expedicionários da Saúde.