
Departamento de Saúde realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica em Saltinho – Foto Divulgação
Amanhã, sábado, dia 21, acontece mais uma etapa da Campanha de Vacinação de Saltinho. Agora os moradores das áreas rurais poderão levar seus cães ou gatos para serem vacinados.
A Campanha foi iniciada no dia 07, na Praça Central e no dia 14, sábado passado, aconteceu na Praça do Bairro Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com o levantamento realizado pelo Departamento de Saúde, da Prefeitura de Saltinho, a adesão foi considerada positiva, uma vez que foram vacinados mais de 500 cães e gatos da área urbana do Município.
Amanhã, dia 21, a área rural começa a ser atendida, sendo que os locais: Urbano, Bressan, Formigueiro, Palauro, Mato Alto, Packer, Bairrinho, Arraial e Inferninho receberão a ação também das 08 horas às 11 horas e das 12 horas às 16 horas.
Já no dia 28, próximo sábado, os locais: Campo Velho, Marques, Fazenda Milha, Casarin, Manduca Coelho, Fazenda Velha e Gastardelo também receberão a campanha, das 08h00 às 11h00 e das 12h00 às 16h00.
No dia 04 de fevereiro, também das 08h00 às 11h00 e das 12h00 às 16h00, será a vez dos locais: Santa Helena, Bela Vista, Arthur, Santo Antônio e São Benedito.
A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.
Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar, que com o aumento da população felina, o gato passou a ser um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar cães e gatos.