julho 4, 2022

CastraFácil já atendeu 97 gatos em dois sábados

Foto: Divulgação

Noventa e sete gatos já foram castrados pelo projeto CastraFácil, realizado pelo Centro de Controle da Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Somente na ação do último sábado, 28/05, 50 animais foram atendidos; na primeira ação, em 14/05, foram 47 gatos castrados. A ação também tem apoio de profissionais voluntários e protetores independentes de animais da cidade e o foco é o controle populacional de gatos de rua e núcleo de gatos instalados em bairros carentes da cidade.

O coordenador do CCZ, Matheus Santos, explica que o resultado foi positivo. “Agendamos 50 animais e todos vieram realizar o procedimento e isso é muito positivo, já que não houve faltosos. A adesão da população aos nossos trabalhos de castração tem sido mais efetiva após a criação do agendamento online do procedimento. Não estamos gerando mais filas e transtornos nos postos de saúde e a população vem no dia exato que precisa, diminuindo muito o índice de faltas aos agendamentos. Isso é sinal que estamos no caminho certo”.

Na ação de sábado, 28/05, o CCZ manteve equipe com dois veterinários, supervisor de equipe e agentes de zoonoses, além de um médico veterinário voluntário que deu suporte no pré e pós-operatório dos gatos. “Esses mutirões ocorrerão de acordo com a avaliação da equipe da Sedema, por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal, quinzenalmente, de acordo com a gravidade da situação e dos bairros que encontram animais sem esterilização”, explicou Santos.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o trabalho do CCZ e Núcleo de Bem-Estar Animal é o mais positivo possível. “Estamos ampliando ações, ampliando acesso da população aos serviços disponibilizados e combatendo os maus-tratos aos animais de forma mais efetiva. A equipe está realizando um trabalho inovador e nunca antes realizado na cidade, principalmente pela grande participação de voluntários e protetores de animais independentes”.

Texto: Felipe Poleti/CCS

 

Read Previous

Circuito de Corridas SP: inscrições para a etapa ararense seguem até o dia 17 de junho

Read Next

Escola José Romão realiza “1º Sarau Literário” como PEI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.