julho 1, 2022

CAMPANHA DE COMBATE E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA – 15 DE JUNHO

Foto: https://www.leme.sp.gov.br/noticia/campanha-de-combate-e-enfrentamento-a-violencia-contra-a-pessoa-idosa-15-de-junho

A DATA SERVE PARA ALERTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DENUNCIAR OS CRIMES CONTRA OS IDOSOS

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa sobre a realização do Junho Violeta.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2006, com o objetivo de reconhecer os idosos como sujeitos de direitos. O mês de junho ficou conhecido como Junho Violeta, tendo como objetivo de despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

Datas como essa servem para levantar o debate na sociedade como forma de alertar sobre a importância de denunciar os crimes contra os idosos. As famílias precisam se reorganizar e se empenhar no cultivo de atitudes que produzam a valorização da pessoa de terceira idade, indo além do contexto que remete às obrigações, percebendo que a velhice é uma via de mão dupla que alcançará todos nós e, sendo assim, fazer pelo outro é fazer por si. Nos casos de violência contra a pessoa idosa, o silêncio diante dos crimes, também é uma violência, e denunciar é tão fácil, basta ligar para o “Disque 100”, procurar o CREAS ou o Conselho do Idoso.

Confira a Programação alusiva à data.

DIA: 13/06/2022 – 13h

Evento de Mobilização – Chega de Violência contra a Pessoa Idosa!

Local: Praça Rui Barbosa

Prestação de Serviços, Apresentações Artísticas e Culturais e Apresentação da Rede de Proteção ao Idoso.

DIA: 14/06/2022 – 14h

Palestra: Violência contra a pessoa idosa, como posso identificar? Quais direitos são violados? Como denunciar? Como atua a Rede de Proteção de Leme?

Local: Centro de Convivência do Idoso 1

Palestrante: Rodrigo Gruppi Carlos da Costa Defensor Público/Coordenador Auxiliar do Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência

DIA: 15/06/2022 – 14h

Caminhada – Combate e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Local: Saída da Praça Dr. José de Queiroz, em frente a EE Profª Maria Joaquina de Arruda, até o Terminal da Antiga Fepasa

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada a Rua Coronel João Franco Mourão, 308 – Centro ou através do telefone 3573.6040, ou ainda no Conselho Municipal do Idoso, com sede na Rua Coronel João Franco Mourão, 264 – Centro, telefone 3571-9864.

Read Previous

Festa do Divino chega à 196ª edição e acontece em julho

Read Next

Pelotão Rural da Guarda Civil de Piracicaba localiza dois tratores furtados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.