agosto 9, 2022

Caminhão da Caneta da Saúde traz atividade física à Praça José Bonifácio em Piracicaba

Caminhão da Caneta da Saúde traz atividade física à Praça José Bonifácio em Piracicaba – Foto Divulgação

O Caminhão da Caneta da Saúde segue na Praça José Bonifácio com diversas ações educativas, lúdicas e esportivas com o foco no combate a diabetes bem como mostrar a disponibilidade da caneta da insulina na rede pública de saúde, das 09h00 às 17h00. Para esta sexta-feira, às 10h30min e 15h30min, um personal trainer estará no caminhão para promover ações de saúde, incluindo aulas de dança, alongamento e condicionamento físico. Todas as atividades são gratuitas.

Na manhã de ontem, 28/07, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., e a coordenadora de Assistência Farmacêutica Municipal, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, estiveram na praça para conhecer o caminhão e suas atividades. “É um equipamento muito rico de informação e totalmente moderno, com fácil acesso da população, por meio de vídeos, jogos eletrônicos, miniestúdio para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais, gibis da Turma da Mônica, panfletos, entre outras coisas. Uma ação dessas, dá um suporte muito grande no trabalho realizado pela Prefeitura junto aos mais de 4.300 pacientes da nossa rede, além de conscientizar sobre a diabetes”, destacou Silvano.

Para o carpinteiro aposentado, Juarez Magioli, o SUS é fundamental para a população. “Principalmente aos mais carentes. Mostrar que temos disponível uma caneta dessas na rede pública é importante para melhorar a qualidade de vida de quem precisa conviver com a doença. A atividade está bem organizada e fico feliz por poder saber um pouco mais sobre o diabetes”, afirmou.

Segundo Maria Tereza Pordente, de 63 anos, usuária da USF Santa Rita-Avencas, esclarecer sobre a diabetes é fundamental para a saúde das pessoas. “Eu sou diabética, mas não preciso usar insulina, mas conheço gente que precisa. Ter conhecimento desta novidade e de que ela está disponível de forma gratuita na rede é muito importante. Por isso, convido quem estiver na praça por esses dias, que venha, conheça e participe desta atividade”, disse a aposentada que participou de ações interativas com o vídeogame e recebeu orientações sobre a diabetes dos profissionais do caminhão.

A vinda do caminhão da Caneta da Saúde vem pela parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e a Novo Nordisk, empresa de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes, obesidade e outras doenças crônicas graves. De acordo com estas entidades, a caneta da saúde preenchida com insulina é considerada um dos métodos mais eficazes e seguros para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2.

De acordo com Filemon Silvano, após a divulgação da Nota Técnica Nº 169/2022, o Ministério da Saúde estabeleceu a ampliação da faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que poderão ter acesso gratuito à caneta de insulina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Agora, além de pessoas com até 19 anos de idade, adultos a partir de 45 anos também podem receber o dispositivo nas Farmácias Municipais de referência, desde que tenham indicação e receita médica”.

Conforme explica Ana Raquel, da Assistência Farmacêutica Municipal, não haverá distribuição de canetas preenchidas de insulina no caminhão. “O objetivo da campanha é divulgar os benefícios e a disponibilidade da caneta no SUS para pacientes, profissionais da saúde, familiares e cuidadores. A caneta está disponível para pessoas com diabetes tipos 1 e 2, preferencialmente até 19 anos e a partir de 45 anos”.

Read Previous

Érica Gorga é confirmada durante convenção para disputar uma vaga a deputada federal pelo Patriota

Read Next

Vereador Darlan Françoia consegue doação de ração para Associação Ipeunense Protetora de Animais Carentes