SAAESPP inaugura ampliação e melhorias da ETA 2 no bairro Chácaras ABC

foto divulgação

Hoje, às 09 horas e 30 minutos, acontecerá no bairro Chácaras ABC, em São Pedro, a inauguração da ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Milton de Miranda,, conhecida como ETA do “Lazinho” que vai contar com a presença do prefeito Helinho Zanatta (PSD), vice-prefeito Thiago Silva (SD), vereadores, secretários e outras autoridades e convidados.

A ETA 2 foi construída no mandato do ex-prefeito Lázaro Capellari e por essa razão ficou conhecida como “ETA do Lazinho”.

Antes das melhorias, o local abastecia os bairros Alpes das Águas, Colinas de São Pedro, Nova São Pedro I e II, Chácaras ABC, Bela São Pedro, Theodoro de Souza Barros, Chácaras Mirante e adjacências, aproximadamente 40% das residências de São Pedro. Agora a capacidade de tratamento será aumentada de forma significativa.

O local foi ampliado, reformado e adequado para contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela autarquia a comunidade sãopedrense.

A capacidade de tratamento desta estação passou de 36 litros de água por segundo para 100 litros de água por segundo, o que representa aumento de 178%.

Agora, além de abastecer estes locais, a água passou a ser distribuída para toda a cidade, já que a reforma inclui também a interligação da ETA 2 com a ETA 1, localizada na sede do SAAESP, no Centro.

O pacote de obras realizado recebeu investimentos de R$ 5,3 milhões, valor que inclui mudanças na estação para melhor eficiência no tratamento e no volume de água tratada, construção, já concluída, de reservatório para 1,7 milhão de litros de água e novas adutoras de água tratada em um trecho de 3,12 quilômetros de extensão no bairro Colinas de São Pedro.

A obra inclui ainda interligação entre as Estações de Tratamento de Água feita com tubos de 10 polegadas, modernização e impermeabilização dos módulos de tratamento, reforma total do laboratório, sanitário e refeitório, troca de conjunto moto-bomba, pintura, painéis de comando no sistema soft starter, aumento da capacidade energética, instalação de novo transformador, reservatórios para armazenamento de produtos químicos padrão Inmetro e válvula de segurança de alta capacidade.

A maior parte dos recursos – R$ 5 milhões – veio da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e o restante, do município.

Para o vice-prefeito e diretor-presidente do SAAESP – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro, Thiago Silva, a ampla reforma na estação construída há 26 anos passou a garantir benefícios significativos.

“Há muito tempo, apesar das questões climáticas, não registramos problemas de desabastecimento e falta de água em nossa cidade, isso ficou no passado. Ao longo desses anos da nossa administração Helinho/Thiago, conseguimos fazer investimentos em construção de novos reservatórios, melhorias e substituição de rede, automatização e compra de novas bombas entre inúmeras outras ações no setor. Agora com mais essa obra, conseguiremos garantir maior segurança hídrica para todos”, comentou o vice-prefeito Thiago Silva que acrescentou: “Apesar de todos os avanços, é preciso ter cuidado com o consumo e principalmente com o desperdício da água que é um bem finito e necessita ser utilizado com responsabilidade”, concluiu.

 

Read Previous

Emoção marcou inauguração do Centro de Imagens da Santa Casa

Read Next

Vereadores de São Pedro elegerão nova Mesa Diretora

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.