agosto 19, 2022

Prefeitura inaugura a praça “Claudemiro Aparecido de Carvalho – Meirinho” em São Pedro

Prefeitura inaugura a praça “Claudemiro Aparecido de Carvalho – Meirinho” em São Pedro – Foto Divulgação

Na próxima terça-feira, dia 28, às 19 horas, a prefeitura de São Pedro fará a inauguração da praça “Claudemiro Aparecido de Carvalho – Meirinho”, localizada no bairro Portal das Flores, na entrada de São Pedro.

Em homenagem ao artista, a praça tem o formato de um violão e outros dispositivos musicais.

Meirinho fazia dupla com Roberto. Ambos são nascidos em São José do Rio Preto e tornaram-se o primeiro fenômeno da música sertaneja a romper fronteiras e apresentar-se no exterior, também o que poucos não sabem é que foram a primeira dupla a gravar com um artista estrangeiro.

Os irmãos iniciaram a carreira tocando bateria em bailes de sua cidade natal.

Em 1973, Meirinho mudou-se para São Paulo a fim de seguir a carreira artística.

Formou um trio com Tibagi e Miltinho, onde tocava sanfona. Trabalhou em diversas casas noturnas.

Com a chegada do irmão a São Paulo, gravaram o primeiro disco, em 1975, que foi um LP misto intitulado “Linha Sertaneja Classe A”, onde interpretaram a composição “Tu Tá Cumeno Vrido”.

O primeiro grande sucesso foi na década de setenta com a música “Tu Tá Cumeno Vrido”, que vendeu na época 1 milhão de discos e quase se tornou marcha de carnaval.

No início da década de 80 foi inevitável, o disco com a moda carro chefe “ A Noite do Nosso Amor” somando a sucessos como “Sanfona Furada”, “Fungado na Barra” e “Pranto Escondido”. Alcançou a marca expressiva de “1 milhão e quatrocentos mil discos”.

Surgiram na trajetória outros inúmeros sucessos como “Lágrimas” que rendeu mais dois discos de platina e dois de ouro, também “Vamos Lá Pra Ver”, “Tô Naquela que Jogaram na Geni”, entre tantos outros.

Também fizeram parte do elenco do filme “O Menino da Porteira”, uma das maiores bilheterias de todos os tempos no cinema brasileiro. Foram protagonistas durante anos da “Linha Sertaneja Classe A” da “Rádio Record”.

Consagrados não só como intérpretes, mas compositores por excelência são responsáveis por inúmeros sucessos entre eles a música “Vá Pro Inferno com Seu Amor”, música que até hoje é uma das mais executadas em todo o Brasil.

Até hoje são lembrados como um dos melhores shows da música sertaneja, e grandes nomes têm como inspiração suas apresentações marcantes nos palcos!
A história dessa fabulosa dupla foi interrompida em 29 de junho de 2002, com o falecimento do Meirinho, que viveu seus últimos anos na cidade de São Pedro, onde até hoje tem familiares.

Após essa perda Roberto deu uma pausa na carreira e retomou as atividades em 2006 lançando dois trabalhos solo como Roberto Meirin homenageando seu irmão.

Em 2007 decorrente a inúmeros pedidos e sugestões de amigos uniu seu talento e experiência ao filho do Meirinho, seu sobrinho Meirinho Jr, que usufruindo o que aprendeu com a dupla durante todos os anos de convivência, vem fazendo grande sucesso.

Read Previous

Brotas é contemplada no Programa Juntos pela Cultura

Read Next

Atividade Delegada da PM reforça segurança em Torrinha