agosto 9, 2022

Poupatempo e Clínica Veterinária Animal são inaugurados em São Pedro

Poupatempo e Clínica Veterinária Animal são inaugurados em São Pedro – Foto José Marino/JR

Nesta quinta-feira, dia 14, a unidade do Poupatempo e a Clínica Veterinária Animal foram inaugurados em São Pedro.

O evento contou com a presença de Thiago Silva, Prefeito de São Pedro; de Giuliano Antonelli, Vice prefeito de São Pedro; de Claudinei Arruda, Secretário Municipal de Governo; de Carlos Eduardo de Oliveira – Du Sorocaba, Presidente da Câmara Municipal de São Pedro; dos vereadores: Antonio Benedito Ferraz de Toledo, Toninho da Sorveteria; Adriano Vitor; José Roberto de Moura – Dudu; Albino Antunes – Índio; Luciano Mazonetto; Adilson de Jesus – Branco e Elias Candeias. Também estiveram prestigiando o evento, os Prefeitos de Águas de São Pedro, João Victor Barboza; de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto e de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, dentre outras autoridades e convidados.

Também estiveram presentes os secretários estaduais da Saúde, Jean Gorinchteyn, e da Casa Civil, Cauê Macris.

Após pedidos do prefeito Thiago Silva e da vereadora Cleuza Barros, ambos do PSDB, o então vice-governador e secretário de Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, atual governador, também do PSDB, autorizou a instalação dessa nova unidade do Poupatempo.

A unidade de São Pedro é o Poupatempo número 162 do Estado. Localizado na avenida dos Imigrantes, 688, o Poupatempo também vai abrigar, em breve, serviços do Sebrae, do Banco do Povo, do PAT, do Procon, Saaesp e tributação da Prefeitura.

O Poupatempo vai funcionar de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00. Entre os serviços disponíveis estão emissão de carteira de identidade, de Certificado de Registro de Veículo (CRV), licenciamento anual de veículo (CRLV), mudança de categoria de CNH, renovação da CNH e transferência de propriedade de veículo. Já em abril, a prefeitura deu início à instalação do consultório veterinário – Clínica Veterinária Animal em container que vai oferecer diversos serviços de assistência à saúde animal, exclusivamente para cães e gatos.

A iniciativa se desenvolve por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, pelo programa Meu Pet Contanier que fica na avenida Paschoal Antonelli, 445, no bairro Nova São Pedro I, ao lado do Centro de Castração Social.

A instalação foi uma conquista do vereador e médico veterinário Dr. Luciano Mazzoonetto (Podemos), que pediu ao deputado estadual Bruno Ganem (Podemos), que viabilizasse uma unidade para a cidade.

Entre os serviços a serem oferecidos gratuitamente no consultório veterinário em container estão consulta clínica, diagnóstica laboratorial, com exames como hemograma, glicemia e fosfata alcalina; procedimento de bloqueio anestésico local para inativação de nervos sensitivos; lavagem otológica, lavagem intestinal, abertura de otohematoma (dreno), limpeza e remoção de miíase, administração de medicações subcutânea, intramuscular e oral, além de fluidoterapia, curativos e sedação.

O local conta ao todo com quatro containers, que abrigam: recepção, banheiros (inclusive a acessível a deficientes) e demais espaços para a assistência veterinária.

“São duas áreas que tiveram a assinatura e a sensibilidade do governador Rodrigo Garcia de enxergar que São Pedro está no caminho do desenvolvimento, no caminho do progresso. Os órgãos do Estado que funcionam com maestria, como o nosso Poupatempo, hoje são realidade em São Pedro”, disse o prefeito Thiago Silva, que destacou também o apoio da Câmara Municipal às iniciativas e o caráter regional do serviço. O secretário Jean Gorinchteyn falou que a inauguração do Meu Pet, o segundo inaugurado no Estado, é uma agenda feliz após momentos difíceis vivenciados por conta da pandemia. “Estamos celebrando o bem maior que é a vida”, disse.

Médico infectologista do Emílio Ribas, o secretário destacou também que ao tratar da saúde animal há um reforço na saúde humana, já que o tratamento dos animais impede a transmissão de zoonoses, que são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

Um momento de grande emoção foi a homenagem à Vanessa Targher, defensora da causa animal que deu nome ao Centro de Zoonoses. “Com esta homenagem são imortalizadas memórias, lembranças e exemplos”, lembrou o secretário.

Para o chefe da Casa Civil Cauê Macris, que representou o governador Rodrigo Garcia na solenidade, a criação do Meu Pet é uma ação fundamental e importante na área da saúde. Ele citou também que o Poupatempo, quando foi criado pelo então governador Mário Covas foi pensado para cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

“Hoje em dia, é um programa que tem capilaridade nos municípios, graças à tecnologia e a implantação de um novo modelo”, afirmou. Ele citou também outras parcerias do Estado com o município, como o recapeamento da vicinal São Pedro-Brotas e o Programa Nossa Rua, que vai garantir pavimentação em 5 bairros de São Pedro e que juntas estão recebendo investimentos superior a 13 milhões somente do Governo Estadual.

Read Previous

Psiquiatria Infantil foi tema de palestra no CAPS de Charqueada

Read Next

Washington Benício pede aumento nos valores do “Programa de auxílio ao Trabalhador” de Charqueada