Dr. Darcy Nouer recebeu “Medalha 22 de Fevereiro” na Câmara de São Pedro

foto redação

Em uma linda e emocionante sessão solene, foi entregue na sexta-feira (30/11), a Medalha 22 de Fevereiro ao cirurgião dentista Dr. Darcy Flávio Nouer.

Autoridades, familiares e amigos do homenageado compareceram à Câmara Municipal de São Pedro para a entrega da honraria, que é considerada a maior honraria possível de ser outorgada aos nascidos na cidade.

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 06/2018, foi proposto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Benedito Ferraz Toledo, o Toninho da Sorveteria (PSL).

Dr. Darcy Nouer nasceu em São Pedro, no ano de 1937, e aqui teve início sua trajetória acadêmica. Concluiu sua formação primária na “Escola Estadual Gustavo Teixeira” e secundária no Colégio e Ginásio “José Abílio de Paula” (JAP). Neste período, representou o município na prática de diversas atividades esportivas, como futebol, basquetebol e xadrez, conquistando medalhas, troféus e vencendo campeonatos regionais pela Associação Desportiva São-pedrense e pelo o Ginásio Estadual José Abílio de Paula.

Quando jovem, Dr. Darcy ingressou no curso de odontologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, mas por suas fortes raízes e pelo seu amor à São Pedro, decidiu concluí-lo pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba (FFOP), fato que o permitiu estar mais próximo de seus amigos e de sua família.

Ainda durante a graduação, recebeu diversos convites para ingressar na carreira docente universitária, onde atuou voluntariamente nas áreas de patologia e ortodontia, aprimorando seus conhecimentos e auxiliando diversas entidades, associações e à população carente. Manteve ativamente seus trabalhos voluntários até 2009, quando teve que se afastar parcialmente, por problemas de saúde. Mesmo seguindo com o tratamento, Dr. Darcy não deixou o voluntariado de lado, atuando até os dias de hoje na “Associação Mão Amiga”, no município de São Pedro.

Em sua trajetória profissional e acadêmica, Dr. Darcy é reconhecido nacional e internacionalmente, tendo recebido diversas homenagens, como a “Medalha Tiradentes” e diploma de Membro Honorário, outorgados pela Academia Brasileira de Odontologia Militar; Homenagem ao “Mestre com carinho”, concedida pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Medalha “Simon Bolívar Libertador”, por relevantes serviços na preparação dos profissionais da saúde de Caracas, na Venezuela; Medalha e Diploma de relevantes serviços na área odontológica, concedido pela Academia Peruana Odontológica, entre muitas outras.

Foi um dos pioneiros em defender a filosofia que, na maioria dos casos, as condições dentárias refletem diretamente em outros aspectos da saúde do indivíduo e que, por essa razão, seria função do ortodontista valorizar os aspectos preventivos, em detrimento da atuação voltada exclusivamente ao tratamento estético.

Com mais de 700 publicações, entre artigos, capítulos e livros, Dr. Darcy também foi membro da Academia Mundial de Ciências, Tecnologia, ensino y Formación Profesional de Valência, na Espanha e membro da Fundação Tweed de Estudos Científicos em Tucson, no Arizona (EUA), também firmou parcerias com países como Japão, Portugal, Peru e México.

Foi responsável pela invenção de diversos aparatos odontológicos, como o cefalômetro (dispositivo para tomada de registros faciais), que possibilitou correções das anomalias dentarias e faciais, auxiliando também no diagnóstico e planejamento dos tratamentos nas diversas faixas etárias. Entre as patentes atribuídas a ele, também estão o “Posicionador de cabeça”, “Placa Geniana Nouer”, entre outros de grande relevância para o avanço da ortodontia.

Seu currículo e sua história são vastos o suficiente para preencher, não apenas uma publicação, mas um livro completo.

O homenageado fez um discurso onde falou sobre sua vida, seus momentos profissionais e seu amor por São Pedro.

Read Previous

Read Next

Em 2018 “Catacacareco” recolheu 41 toneladas em São Pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.