
Coordenadoria Municipal de Cultura tem programação especial com grandes atrações para o final de ano em São Pedro – Foto: Divulgação
Este ano, São Pedro foi contemplada pela primeira vez para receber o Circuito Cultural Paulista, um dos mais importantes programas de difusão cultural e de formação de plateias do Estado.
Entre as atrações está a apresentação da banda Barra da Saia, que vai acontecer no dia 16 de novembro, no coreto da praça matriz, as 21h00. Com uma proposta moderna e pioneira na música sertaneja, a Barra da Saia está na estrada desde 1998, quebrando tabus e deixando registrada sua marca, identidade e qualidade musical em espetáculos realizados dentro e fora do Brasil.
Sua principal característica é sempre apresentar talentosas instrumentistas com muita personalidade e que as tornam únicas. Lideradas por Adriana Sanchez (sanfona, teclado e voz) trazem influências que passam pelo sertanejo raiz, pelo country, o rock e pela música latina, com as polcas, guarânias e chamamés.
Também como parte da programação do Circuito Cultural Paulista, no dia 17 de novembro, às 20h00, no Espaço Artístico, será apresentado o espetáculo Terezas, pela Cia de Dança Anderson Couto, que reúne diversas linguagens artísticas e faz um traçado histórico de lutas e resistência de diversas mulheres negras latino-americanas na afirmação de suas identidades, rompendo a estigmatização e invisibilidade de seus corpos.
Na contramão das dinâmicas marginalizadoras, para além das mazelas sociais, a história delas é, sobretudo, o hoje. Desdobrando-se em formato de instalação artística, a obra combina performance, dança, música e cinema em uma apresentação que se estrutura como um set de filmagens. Na cena, o corpo é expressão máxima por onde perpassa a história de diversas mulheres reais, comuns e absolutamente extraordinárias.
Segundo os responsáveis pela apresentação, a ideia de criar uma performance que se desenrola como um set de filmagens, traz para as lentes e para o olhar do público narrativas cotidianas de mulheres negras que transformam a sociedade nas minúcias do cotidiano: são mães, escritoras, jornalistas, diaristas, arquitetas, musicistas. São muitas. A provocação das cenas e das coreografias nesse formato de apresentação convida justamente para um olhar real e direto dessas histórias que, muitas vezes, parecem ficções. É um convite para redesenhar e reescrever essas narrativas pela transformação do agora, pela vivência do hoje. No olhar de todas as mulheres o poder ancestral feminino presente como força primordial de uma (re)evolução.
Estão programados ainda a apresentação, para o dia 9 de dezembro, do espetáculo O Anjo Desastrado, de Edna Ligieri, que conta a história de Rafael, um anjo desastrado que recebeu a incumbência de vir à Terra e avisar a Maria que ela teria um filho. A peça é entremeada de músicas natalinas, cantadas pelos atores com acompanhamento de instrumento musical. A apresentação vai acontecer às 21h00 no palco do Encantos de Natal, que será montado nas proximidades do Museu Gustavo Teixeira.
“Construímos uma programação especial com inúmeras atrações para o final de ano. A população de São Pedro e visitantes terão ações que prometem agradar pessoas de todas as idades, shows musicais, peças de teatro, apresentações culturais, serão algumas das ações que serão oferecidas gratuitamente”, comentou o Coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.