
Clínica veterinária “Miados, Latidos e Cia” inova e oferece a implantação de chip de identificação em Pets em São Pedro e Região – Foto; Divulgação
Vamos falar de algo pequeno que pode fazer uma enorme diferença na vida do seu animal de estimação, seja ele um cão ou um gato: o microchip! Você já se perguntou para que ele serve?
O microchip é como um documento de identidade permanente para o seu pet. Ele contém um número exclusivo que é registrado no banco de dados da clínica Miados, Latidos e Cia.
Caos seu pet venha a se perder, essa identificação única ajuda a encontra-lo. Porém o microchip NÃO substitui a plaquinha de identificação! O microchip só pode ser lido com um leitor específico, enquanto que a plaquinha fica visível e qualquer pessoa pode ver seu telefone e entrar em contato para devolver seu pet.
O microchip é um sistema eletrônico, do tamanho de um grão de arroz, que é implantado sob a pele do animal. Nele, consta um código com todas as informações de identificação do animal e seu proprietário.
Para colocá-lo, somente um médico veterinário poderá fazê-lo, utilizado uma seringa especial. O profissional introduz a cápsula na altura da nuca do animal e empurra com o injetor através da pele. Não é preciso nenhum tipo de anestesia. É como uma picada de vacina.
O microchip é implantado uma vez na vida e fica no corpo do animal para sempre.
O conjunto de código numérico dentro de cada dispositivo é único. Antes de iniciar, o tutor fará um cadastro, com todas as informações do animal, seu nome, telefone e endereço atualizados. Esses dados registrados ficam guardados num sistema na Internet.
Uma das vantagens do microchip, é que não tem como perdê-lo, ou ser roubado e não precisa de manutenção, nem recarga.
Outro ponto importante é que o microchip não funciona como GPS. Não, tem como fazer o rastreio do animal.
Se você planeja viajar com seu pet para o exterior, muitos países exigem que os animais sejam identificados com um microchip.
Além disso, o microchip é usado para vincular informações médicas do seu pet. Isso é valioso em emergências para garantir que ele receba o tratamento adequado, mesmo se você não estiver por perto.
Lembrando que a inserção do microchip é segura e relativamente indolor para seu pet.
Então, o microchip é muito mais do que um simples pedaço de tecnologia. Ele mantém o seu pet seguro.
A partir deste mês de novembro, nós da clínica veterinária Miados, Latidos e Cia, passamos a oferecer aos nossos clientes mais este serviço, de implantação de microchip, para dar mais segurança e tranquilidade aos tutores dos pets, visando a posse responsável com a fidelidade das informações em caso de perda ou roubo.
O microchip pode fornecer informações como nome do animal, idade, sexo, como se fosse um RG, assim como dados sobre o tutor. “A implantação é feita de forma subcutânea e é muito rápida, em menos dois segundos. Há pouquíssima reação do animal”, diz a medica veterinária Beatriz Volpon, medica veterinária formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UNESP – Campus de Botucatu, afirmando que é um procedimento tranquilo de se fazer e menos dolorido que uma vacina.
Todas as informações do animal são lançadas no chip e ficam em um banco de dados. Quando é necessário saber a origem do animal, é só passar o leitor e o número de identificação ficará visível no visor. “Lançando este número no sistema as informações do animal estarão disponíveis, os dados do tutor somente a empresa tem acesso”, afirma a veterinária. Além disso, Beatriz ressalta que hoje é obrigatório em viagens internacionais, os pets possuírem o chip. Mas relembra que o método auxilia nos casos onde o animal se perde ou é furtado.
Rua: Joaquim Teixeira de Barros, 683 – Centro, São Pedro
Para maiores informações, ligue: (19) 3481-2908.