Cidadão Sãopedrense General Campos será o Secretário Estadual de Segurança

Nesta terça-feira, dia 13, o governador eleito de São Paulo, João Dória (PSDB) confirmou o nome do ao General do Exército João Camilo Pires de Campos, que recentemente recebeu o titulo de Cidadão Sãopedrense e reside na cidade, como novo Secretário Estadual de Segurança Pública.

Residente na estância desde 2008 ele declara ser um amante da cidade, que escolheu para morar.

João Camilo Pires de Campos nasceu em Campinas, em 23 de abril de 1954. Incorporou ao Exército em 28 de fevereiro de 1970. Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de artilharia em dezembro 1976.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1986; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1991 e 1992; e o curso de Política e Estratégia e Alta Administração do Exército em 2003.

Comandou o 32º Grupo de Artilharia de Campanha — Grupo Dom Pedro I, em Brasília. Foi instrutor da Escoal de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. No exterior, instruiu na Academia de Guerra da Força Terrestre e do Instituto Nacional de Guerra, do Equador.

Entre as funções exercidas, foi oficial de operações da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (Natal, RN), chefe de seção do Centro de Comunicação Social do Exército, gerente da Divisão de Interação do Ensino nas Forças Armadas, do Ministério da Dedesa, e assessor militar do Ministro da Defesa.

Como oficial-general, comandou a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército — AD Cordeiro de Farias — e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército — Escola Marechal Castelo Branco. Foi subchefe de doutrina militar terrestre do Estado-Maior do Exército. Comandou, também, a 2ª Região Militar – “Região das Bandeiras” e o Comando Militar do Sudeste. A última função foi de chede do Departamentod e Educação e Cultura do Exército.

Já foi agraciado com a Ordem do Cruzeiro do Sul, pelo governador do Estado de São Paulo, do Mérito Militar, Naval, Aeronáutico e da Defesa; com a Medalha Miltiar de Ouro, com passador de Platina; com a Medalha do Pacificador; com a Medalha Mallet; com a Estrela do Mérito Militar das Forças Armadas do Equador; com a Medalha da Ordem do Ipiranga — São Paulo; com a Medalha Jorge Tibiriçá — São Paulo; com o Título de Cidadão Honorário de Capivari (SP) e com o Título de Cidadão Itapetiningano.

Como comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército integrou o Fórum de Reitores das Universidades do Rio de Janeiro e, atualmente, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Campos foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014.

Read Previous

Melhorias na Iluminação da Praça Ernesto Zamboni são solicitadas por João Vitor Margarido

Read Next

ETEC está com inscrições para processo seletivo de docentes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.