AES Brasil desenvolve projeto Impulso Empreendedor e contempla São Pedro

Esta edição que será realizada nos municípios de Anhembi, São Manuel e São Pedro tem o Turismo como foco

Em parceria com o Instituto Meio, a AES Brasil desenvolve o projeto Impulso Empreendedor, que tem por objetivo fortalecer a gestão de grupos produtivos, auxiliando os participantes no planejamento estratégico e no desenvolvimento de planos de negócios. Nesta edição, a cadeia produtiva selecionada é a do turismo nos municípios de Anhembi, São Manuel e São Pedro, em São Paulo.

O projeto teve início com o mapeamento e diagnóstico de três territórios para detectar qual cadeia produtiva teria maior adesão e sinergia com o projeto, no qual se identificou o turismo com maior potencial de impacto socioeconômico nas cidades selecionadas. A jornada de desenvolvimento conta com a participação de 38 atuantes do segmento nas localidades, entre instituições de classe, grupos produtivos, poder público, empresários e entidade de pesquisa.

Após a primeira etapa, de diagnóstico, foi realizada uma capacitação online que abordou temas fundamentais relacionados à atuação em rede, constituindo o alicerce para os próximos passos. Na sequência, iniciou-se a série de workshops. O primeiro encontro ocorreu em março em São Manuel de forma presencial. Na ocasião, os participantes do projeto desenvolveram a matriz de oportunidades locais e uma visão coletiva para atuarem em conjunto. Os próximos encontros ocorrerão ao longo do ano.

“O Impulso Empreendedor vem ao encontro ao propósito da AES Brasil de atuar para melhorar a vida das comunidades do entorno das nossas operações. O objetivo do projeto é construir uma visão de futuro coletiva e um plano de ação estratégico para a cadeia produtiva do turismo, que permita aos participantes colocar em prática as ações e fortalecer a geração de renda”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade.

“O workshop me impulsionou a empreender imediatamente. Aproveitei a motivação e a partir desta ação abrimos uma empresa. Espero que para os próximos encontros os representantes das três cidades agraciadas percebam a oportunidade e passem a acreditar no merecimento, pertencimento, na crença de valores e, principalmente, na capacidade”, declara Crivania Malagoni, artesã e representante do município de São Pedro (SP).

Em 2018 e 2019, o projeto Impulso Empreendedor foi realizado no município de Promissão (SP) e o setor produtivo foi o da agricultura familiar. Como resultado, a Cooperativa Regional dos Produtores do Noroeste do Estado de São Paulo (COOPREN) formalizou o primeiro contrato, com a Prefeitura de Birigui, no valor de R$ 1,3 milhão, para fornecer 150 toneladas de frutas, grãos e legumes para merenda escolar.

O projeto Impulso Empreendedor faz parte do Programa Caminhos AES Brasil, iniciativa da Companhia que centraliza os projetos sociais, visando reforçar os atributos de sustentabilidade nas comunidades onde a empresa possui operações.Sobre a AES Brasil: Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 4,7 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 1,7 GW eólico e 0,3 GW solar. Além disso, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,3 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e do pipeline, o portfólio da companhia contará com 6 GW de capacidade instalada.

Read Previous

Vacinação contra a raiva acontece na UBS São Francisco

Read Next

Clube ADRS segue com fortes investimentos: Academia passará por reforma e será ampliada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.