
Departamento de Educação realizou Etapa Municipal do Campeonato de Robótica em Santa Maria da Serra – Foto: Divulgação
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da EMEB – Escola Municipal de Ensino Básico dona “Zona Saviolo Cury”, participaram entre segunda-feira, dia (4/06) e quarta-feira, dia (6/09), no Ginásio de Esportes de Santa Maria da Serra, da etapa municipal do Campeonato de Robótica.
A abertura da competição contou com a presença dos pais, demais alunos e autoridades.
Foram apresentados diversos projetos interessantes e criativos que despertaram a atenção dos jurados Fábio Strazza, Matheus Candido e Samanta Medina.
Os alunos do 1º e 2º realizaram invenções a partir de recicláveis com fundamentos na ciência, enquanto os demais desenvolveram projetos da robótica
A competição está dividida em quatro etapas: Municipal, Estadual, Nacional e Mundial. Os classificados dessa etapa partem para etapa estadual que acontecerá na semana de aniversário do município, em outubro.
As melhores equipes de cada ano foram premiadas já na segunda-feira. Outras seguem na repescagem. A empresa Maker também sorteou duas viagens surpresas entre os vencedores.
O prefeito Zani parabenizou os alunos e professores pelo empenho nas aulas e incentivou os pais a estarem presente nessa fase do aprendizado de seus filhos.
“É muito importante que os pais estejam presentes nessa fase dos filhos, acompanhando e motivando eles. Essa competição dará oportunidade a eles estarem competindo em nível estadual, nacional e até mundial”, destacou.
Também esteve presente na abertura, o vice-prefeito, Roberto Miranda, a presidente da Câmara Municipal, Alessandra Bozeli Zani, o vereador Adriano Zani e a diretora de Educação e Cultura, Rejane Peroto Abiati Cury.
Além de inovadora, as aulas de Robótica Educacional promovem melhorias tanto na rotina de estudos, quanto nas habilidades em diversas áreas, desenvolvendo o raciocínio lógico, interação e capacidade de trabalhar em equipe, uma vantagem nos tempos atuais.
O uso da tecnologia também estimula a criatividade, a organização e autonomia dos educandos ampliando os horizontes na aprendizagem, assim como na formação profissional.