Apesar da crise nacional Santa Maria da Serra se mantém em dia e em busca por investimentos afirma Narciso Bistafa

Nesta semana, o prefeito de Santa Maria da Serra, Narciso Bistafa (SD) concedeu uma entrevista ao jornal “O Regional” onde falou sobre os desafios deste ano de 2018 e também sobre as expectativas para o futuro.

Considerado um prefeito “pé no chão” ele destaca que tem otimismo quanto ao futuro da cidade e da economia nacional que deve melhorar com a assunção do novo governo federal de Jair Bolsonaro.

“Tivemos dois anos economicamente difíceis, que foram 2017 e 2018. Nessa semana uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou, por exemplo, a situação de muitas prefeituras do nosso país. De cada 3 prefeituras em todo o Brasil, 1 não conseguirá pagar sequer o 13º salário aos servidores. Aqui em nossa cidade graças a Deus, ao nosso esforço e da população que ajuda a manter tudo em ordem, a situação é diferente. Com as contas em dia,  o salário referente ao último mês já está em conta assegurado  e nesta quinta-feira, dia 20, o 13° já estava na conta de cada funcionário! São aproximadamente R$400 mil girando na economia de nossa cidade!”, disse ele.

“No entanto, a expectativa é que isso melhore em 2019, após o novo presidente Jair Bolsonaro tomar posse. Já há diversos investimentos externos anunciados e haverá maior credibilidade e segurança para os investidores. Ao menos é essa leitura que muitos economistas tem feito. Houve uma queda grande nas receitas dos municípios, em especial do Fundo de Participação dos Municípios e isso afetou a todos. Isso exigiu de nós maior equilíbrio e habilidade na gestão municipal. Apear disso não paramos, ao contrário buscamos recursos e trabalhamos muito”, comenta ele.

Ele cita recursos conquistados para a cidade em diversas áreas que já foram liberados ou que serão liberados e irão beneficiar a comunidade.

“São recursos para recapeamento de importantes vias da cidade, recursos para a reforma de nosso Hospital, que já teve algumas etapas concluidas e destinados pelo nosso deputado federal Milton Monti, recursos para aquisição de equipamentos e mobiliário também para o hospital. Recursos para veículos da Saúde, como Vans e ambulâncias e também para melhorias do transporte na Educação. Na área ambiental assinamos convênio com a CEF (Caixa Econômica Federal) para recebimento de recursos na ordem de R$ 226.476,19 que serão liberados pelo Ministério do Meio Ambiente, através de uma emenda do deputado federal Mendes Thame (PV), para Reflorestamento do Ribeirão Bonito.

Ele cita que os demais Departamentos Municipais tem atuado muito em todas as áreas para manter em ordem os serviços públicos prestados a comunidade diante das ações rotineiras.

“Nosso Departamento de Turismo e Eventos também tem trabalhado muito. Elaboramos o Plano Diretor de Turismo e estamos na luta para que possamos ser reconhecidos como um MIT (Municipio de Interesse Turístico). Diversos eventos também vêm sendo realizados e participação em feiras e ações da Governança Turística Serra do Itaqueri. O nosso Fundo Social de Solidariedade tem trabalhado muito para realizar suas ações de apoio às famílias carentes e também as ações voltadas as nossas crianças, Natal, datas comemorativas, entre outras. O Departamento de Obras segue com suas ações de manutenção e melhorias em diversas estradas rurais e também na zona urbana. Assim como os demais Departamentos, como Saúde e Educação seguem trabalhando para prestar o melhor serviço possível a nossa comunidade”, destacou o prefeito santamariaserrense.

Sobre as expectativas futuras, Bistafa destaca que vê com otimismo não somente as melhorias na economia, mas também espera que isso se reverta em mais justiça social para os municípios.

“Como já dito anteriormente nossa economia deve registrar melhoras. Esperamos que os municípios sejam melhor ouvidos pelos próximos governos, pois com o decorrer dos anos nossas responsabilidades somente aumentaram. Enquanto os recursos não aumentaram nesta mesma proporção. Essa é a voz de todos os prefeitos que conversamos e há diversos movimentos nesse sentido. Esperamos que seja um ano bom para nosso Pais e para nossos municípios também, pois estamos aqui com certeza para fazer o melhor”, destacou.

Encerrando a entrevista o prefeito agradece a colaboração de todos e deseja a todos um Feliz Natal e um prospero Ano Novo.

“Desejo a toda nossa população, nossos servidores, vereadores e todos que estiveram envolvidos conosco um Feliz e Santo Natal e um 2019 abençoado, com muita saúde, paz e realizações. Espero que possamos colher frutos pelo bem de nossa comunidade”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

Read Previous

Continua o racionamento de “água” em Rio das Pedras

Read Next

Ercidio Mariano será o próximo presidente da Câmara de Santa Maria da Serra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.