Nesta terça-feira, dia 26, a Prefeitura de Santa Maria da Serra, através do Setor de Meio Ambiente, em parceria com o Projeto Corredor Caipira, levou alunos das Escolas Estaduais “Frei Fernando Maria Fachini” e “Ademar Vieira Pisco”, até o sítio do senhor Gilberto Cardoso, que está fazendo um reflorestamento em sua propriedade.
Cardoso, explicou por que preferiu fazer o plantio de árvores nativas.
“Preferi as árvores nativas, porque o planeta está sofrendo muito com as queimadas e o uso indiscriminado do solo, esta é uma forma de colaborar com a humanidade”, disse ele.
Os alunos das sextas séries das duas escolas fizeram atividades educativas durante três horas no sítio, com o plantio de mudas de árvores de várias espécies, inclusive com cada aluno dando nomes às mudas que plantaram.
A atividade faz parte dos trabalhos do Projeto Corredor Caipira, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da ESALQ/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), com patrocínio da Petrobrás. A atividade de educação ambiental mobilizou os estudantes para a importância das árvores e das águas em nossa região, de forma interativa e lúdica, buscando a participação ativa de cada aluno.