Vereadores aprovam PL de Amadeu Junior que cria o mês “Outubro Rosa” em Saltinho

Campanha é dedicada à prevenção e detecção precoce do câncer de mama

Nesta segunda-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Saltinho, aprovou o Projeto de Lei nº 37/2021 que “Institui o Mês “Outubro Rosa”, dedicado à realização de campanha de prevenção para prevenção e detecção precoce do câncer de mama no município. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, Amadeu Junior (PSDB).

Com isso, a ação “Outubro Rosa” passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

O mês Outubro Rosa terá por objetivo conscientizar a população a respeito do tema, através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiências públicas e conferências, a fim de que sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de apoio à vida e prevenção.

A campanha objetiva ainda: alertar e promover o debate sobre os temas em analise e as suas possíveis causas; contribuir para a redução dos casos ontológicos no Município; estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema; e estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Durante o mês do “Outubro Rosa” poderão ser planejadas e desenvolvidas ações em conjunto com o Poder Legislativo municipal, com outros órgãos e entes públicos e privados, mediante: palestras; apresentações e distribuição de panfletos, folders, cartazes, cartilhas informativas e assemelhados;

Além disso, a lei prevê que o Poder Executivo Municipal firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades e universidades, para a realização e organização do “Outubro Rosa”.

Além disso, prevê que as edificações Públicas Municipais, sempre que possível, será procedida a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização alusiva ao tema, durante todo o mês de outubro.

Amadeu Júnior destaca a importância da campanha de conscientização “Outubro Rosa”.

“Tanto a instituição do mês do “Outubro Rosa” quanto a sua inclusão no calendário de eventos do município visa ajudar a prevenir os casos de câncer de mama no município, auxiliando as mulheres a ver o quanto é importante o exame para diagnósticos e tratamento precoce.  Sabemos que o exame salva vidas. A Mamografia faz uma detecção, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, ressaltou o presidente, autor da proposta.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta