SAAE inicia a troca de tubulação para eliminar perda de água em Rio das Pedras

Nem todos sabem, mas a falta de água em Rio das Pedras não é causada somente pela escassez de chuvas, mas é também causada por perda de água tratada na rede de distribuição que fica debaixo da terra.
Estima-se que em alguns pontos a perda chegue a 50%, ou seja, metade da água que sai pronta para o consumo se perde pelo caminho e não chega a casa das pessoas.
Por incrível que pareça, essa é uma situação comum em várias cidades do país.
E um dos maiores desafios é fazer essa troca de rede sem gastar além do necessário, sem causar transtorno para a população com ruas escavadas, buracos, poeira e outros inconvenientes.
A Prefeitura de Rio das Pedras deu um passo gigante nesse aspecto, que por intermédio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, deu início da troca de 3.4 Km de rede de distribuição que vai passar quase que desapercebida pela população.
Ao invés de que quebrar o asfalto, escavar a terra, retirar a tubulação antiga, instalar a nova, fechar o buraco com terra e refazer todo o asfalto, a empresa contratada utiliza um sistema totalmente inovador.
O equipamento faz um buraco de meio  metro quadrado e uma broca escava o caminho por onde a rede nova vai passar sem destruir o asfalto, sem fazer sujeira, atrapalhando o menos possível a vida de moradores e comerciantes e principalmente custando muito menos para o município.
A obra teve início no bairro Jorge Coury e vai se estender até o Bom Jesus, eliminando todos os vazamentos e perda de água no percurso. “Esse trabalho de eliminação de perdas é importante pois significa muita economia para o município, que hoje gasta recursos para fazer a captação, tratamento e distribuição das águas, que por muitas vezes acaba ficando perlo caminho. Com a substituição da rede iremos eliminar as perdas, mas também economizar em produtos e serviços, oferecendo ainda um volume maior de água tratada a nossa população”, disse o Prefeito Marquinhos Buzetto.

Read Previous

Prefeito faz a entrega de novo veículo ao Conselho Tutelar de Rio das Pedras

Read Next

Prefeitura deve distribuir ovos de Pascoa para Alunos da rede municipal de Rio das Pedras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.