
Preservação da Natureza é abordada em peça de teatro encenada para alunos de Rio das Pedras – Foto: Divulgação
Unir o acesso à cultura com a conscientização ambiental contribui para que jovens possam assimilar de maneira mais fácil e divertida as questões sobre a preservação do meio ambiente.
Pensando nisso a Ares PCJ responsável pela gestão de água e saneamento básico na nossa região trouxe a peça “Turma do Lamba”, que foi apresentada no Centro Pedagógico para os alunos da rede municipal de educação.
A peça é uma produção da Bilateral Filmes e conta as aventuras do Lamba, mascote do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, inspirado no peixe lambari, que junto de seus amigos, o Pescador com sua netinha, Lalá, o peixe Sr. Maldilson e a agente da ARES-PCJ, Dora, ensinaram as crianças e adolescentes sobre a importância do uso eficiente da água, o descarte correto de resíduos e o combate à poluição dos rios.
Sobre a Turma do Lamba: A Turma do Lamba foi idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educomunicação para sensibilização ambiental acerca da gestão de recursos hídricos, composta por quatro personagens: Lamba (peixe inspirado no lambari), Sr. Mandilson (peixe inspirado na espécie mandi), o Pescador e a sua neta Lalá. Gibis foram produzidos para narrar histórias sobre a importância do uso correto da água, reflorestamento ciliar, saneamento básico, entre outros temas. As personagens também já ilustraram campanhas de sensibilização de conteúdos impressos e digitais, além de estarem presentes no livro de Orientação ao Educador “Educação Ambiental para a Gestão de Recursos Hídricos”, editado pelo Consórcio PCJ. Os materiais encontram-se disponíveis na Biblioteca Digital do site: www.agua.org.br
Parceria ARES-PCJ: Em 2022, a ARES-PCJ firmou convênio com o Consórcio PCJ para realização de ações de educação ambiental que promovam a sensibilização de jovens sobre o uso racional da água, a importância do saneamento e o papel da agência reguladora. As conversas evoluíram para a produção de uma peça de teatro que trabalhasse os temas propostos e divulgasse as ações da ARES-PCJ, por meio da personagem Dora. Assim, foi contratada a produtora Bilateral Filmes para a produção e formatação da peça. No total, 50 municípios receberão a apresentação ainda nesse ano. Os agendamentos estão sendo feitos pela produtora contratada. Se o seu munícipio ainda não confirmou o recebimento da peça, pode entrar em contato pelo e-mail ambiental@agua.org.br