dezembro 8, 2023

Governo de SP amplia Projeto Vivaleite e beneficia mais 1.767 crianças no estado

Iniciativa alcança 42 municípios, sendo 20 de pequeno porteSão Paulo, 28 de setembro de 2023 – O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), amplia o alcance do Projeto Vivaleite. No total 42 municípios serão contemplados, beneficiando 1.767 crianças, e levando 26.505 litros de leite adicionais para o estado.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento aproveita o congresso promovido pela Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP), em Águas de São Pedro, e assina, nesta quinta-feira, 28/09, convênios com 25 dos 42 municípios que terão o aumento de cota do Projeto Vivaleite para crianças na primeira infância. Desses, 20 são de pequeno porte.“É importante lembrar que o Vivaleite nasceu para combater a anemia por deficiência de Ferro. Essa doença traz uma série de prejuízos ao desenvolvimento infantil. A ampliação da cota de leite e a inclusão de mais crianças no projeto garante o crescimento físico e cognitivo saudáveis das próximas gerações”, avaliou o Secretário Gilberto Nascimento.Os municípios de pequeno porte (até 50 mil habitantes) beneficiados são: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Bálsamo, Bariri, Capivari, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Garça, Iracemápolis, Itaí, Itirapina, Nazaré Paulista, Piracaia, Santa Maria da Serra, São Pedro, Severínia, Socorro, Valentim Gentil e Viradouro.Outras cidades contempladas: Araras, Artur Nogueira, Assis, Barretos, Batatais, Bebedouro, Caçapava, Campo Limpo Paulista, Caraguatatuba, Guarujá, Leme, Mogi Guaçu, Monte Mor, Piedade, Piracicaba, Praia Grande, Rio Claro, Salto, São Roque, São Vicente, Taubaté e Várzea Paulista.Atualmente, o Projeto Vivaleite favorece 190 mil crianças em todo o estado e 110 mil idosos da região metropolitana de SP. De janeiro a setembro de 2023, foram distribuídos 40,5 milhões de litros de leite, em um investimento de mais de R$ 200 milhões.

Sobre o VivaleiteEm vigor há 23 anos, o Vivaleite é o maior projeto de distribuição gratuita de leite pasteurizado e enriquecido com Ferro e vitaminas A e D do Brasil. Foi criado para combater a anemia por deficiência em ferro na primeira infância, pois a doença pode e atrasar o desenvolvimento intelectual, com causas déficit de aprendizado, prejudicar o sistema imunológico, afetar a disposição de crianças e contribuir para seu isolamento. Ao consumir o leite enriquecido, as crianças em vulnerabilidade social saem das estatísticas de anemia no país. O leite auxilia no crescimento e desenvolvimento, fornece nutrientes essenciais e também é uma fonte de hidratação.Para ter acesso ao Projeto, as famílias com crianças (a partir de 6 meses, até 6 anos), em vulnerabilidade social, devem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município.

Read Previous

Festival Curta Campos do Jordão divulga lista dos filmes selecionados para sua nona edição

Read Next

Prefeitura já registrou queda de 120 árvores em decorrência do temporal; força-tarefa segue trabalhando