BAEP e Águia participam de Treinamento conjunto

Entre segunda-feira e quarta-feira, dias 21, 22 e 23, o efetivo da Base da aviação da Polícia Militar, núcleo de Piracicaba (BAvPIR) recebeu para ministrar instrução, parte do efetivo do 10º Batalhão de ações especiais de Polícia (10° BAEP), sediado na Cidade de Piracicaba para treinamento operacional estático a pedido da unidade de ações especiais considerando o know how, capacidade de formação e referência técnica da base da aviação da cidade.

Na ocasião foram transmitidos conhecimentos nas áreas administrativas e operacionais, tais como: Breve histórico do início das atividades aéreas na PMESP; Modelos e quantidade de Aeronaves utilizadas no Comando da Aviação da PM (CAvPM); Bases operacionais, suas localizações e tipo de operações desempenhadas; Área de atuação da BAvPIR; Tipos de serviços prestados pelo CAvPM, e as Unidades apoiadas; Configuração de efetivo utilizado para voo Policial e de Salvamento; Técnicas de salvamento; Equipamentos Operacionais; Noções de orientação do solo para a Aeronave; Segurança na aproximação; Explanação sobre desembarque Tático e Eliminação de dúvidas em geral.

Na parte prática, junto a aeronave e a plataforma, foi realizado um briefing e  Apresentação de mateiras; Explicação da técnica do Rapel; Treinamento em solo; Execução do rapel da Plataforma; Explanação / visual do sistema de Desembarque Tático; Execução da manobra com aeronave em solo e Debriefing.

Para o Comandante do 10º BAEP, Tenente Coronel PM Fernando Aparecido de Souza a instrução contemplou cerca de 120 policiais do BAEP e visou utilizar a unidade referência em rádio patrulha aérea da Polícia Militar para angariar mais conhecimento e técnica aos operacionais quanto às atividades aéreas de nossa polícia, também serviu para promover integração das diversas ferramentas da PM Paulista em prol da sociedade.

“O 10º BAEP pode ser utilizado como ferramenta pela BAvPM Piracicaba tanto em solo, orientando as aeronaves, observando locais de pouso, ajudando na segurança e fornecendo apoio sempre que necessário, quanto embarcados em situações em que se exija tal forma de atuação. Da mesma forma a BAvPM Piracicaba pode ser utilizada pelo 10º BAEP para apoio aéreo nas missões atinentes ao nosso batalhão como em reintegrações de posse, busca de criminosos em mata, acompanhamentos e cercos, gerenciamento de crises estáticas e dinâmicas, rebeliões, escoltas, atentados e outros. O 10º BAEP sempre busca conhecimento com as unidades de referência em determinado assunto almejando a excelência, não sendo diferente agora com nosso valoroso “Águia”. Separados somos fortes em nossas atribuições particulares, porém unidos somos imbatíveis.”, destacou o comandante.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta