agosto 14, 2022

XX Semana de Políticas sobre Álcool e outras Drogas tem palestras, rodas de conversa e apresentações culturais

Entre os dias 27 e 30/06, o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove a XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas.

Foto divulgação 

O evento conta com a parceria da Câmara Municipal. As inscrições serão feitas no local, durante o credenciamento.

O objetivo deste ano é debater assuntos relacionados à prevenção, tratamento, desafios do trabalho em rede, o fortalecimento das políticas públicas na redução de danos e as consequências do consumo de álcool e outras drogas. A Semana Municipal, que tem como tema Vamos cuidar de nós, para cuidar de Todos!, marca o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, criado no dia 26 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A abertura oficial do evento acontecerá no dia 27/06, às 8h, no Engenho Central, auditório do Barracão 14, com a participação de autoridades e a palestra “Política Nacional sobre Drogas”, com Matheus Caracho Nunes, cientista social, antropólogo, mestre em sociologia e doutorando em ciências sociais.
Na terça-feira, dia 28, acontece a palestra “A invenção de si, no cuidado com o outro”, com o psicólogo clínico e suicidólogo Sérgio de Oliveira Santos e rodas de conversa, mediadas pelo psicólogo Thales Ramos e conselheiros do Comad.
No dia 29, a partir das 8h, ocorrerão oficinas coletivas voltadas aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, com abordagem à temática a partir da linguagem de artes visuais, com o artista Gustavo Machado, construção de poesias, com os artistas Vênus (Gabriela), Lua (Luana) e Eberton, além da apresentação do Teatro do Oprimido, com o artista Felipe Nunes.
Para finalizar a programação, na quinta-feira, dia 30/06, às 8h, a praça José Bonifácio sediará a oficina de vivências e sensibilização voltada à população em situação de rua, haverá ainda, oficina de percussão e ritmos brasileiros com o artista Maikon Araki e apresentação musical com a cantora Vênus.
As atividades serão realizadas com o apoio do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Café Morro Grande, CT Renascimento e Rede Drogal – Instituto José Cançado.
O Comad é um órgão deliberativo e consultivo, responsável por promover ações conjuntas na elaboração de políticas públicas para as áreas de prevenção e redução da oferta de drogas, bem como, tratamento, recuperação e reinserção social.

Read Previous

Prefeitura cria mais um canal de comunicação com comunidade de Águas de São Pedro

Read Next

SEBRAE Aqui realiza curso oficina presencial sobre redes sociais em Charqueada