julho 2, 2022

Workshop de manejo arbóreo visa ampliar o número profissionais para realizar os serviços em vias públicas de Piracicaba

Foto: Divulgação

O workshop para treinar e capacitar profissionais de manejo arbóreo, podas e supressão de árvores e palmeira para executarem serviços em vias públicas, será realizado na segunda-feira, 06/06, e terça-feira, 07/06, e visa ampliar para 100 o número de profissionais credenciados para executar os serviços em vias públicas. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema – Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente e acontecerá no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Os profissionais que participarem de todas as atividades da programação receberão certificado de capacitação e poderão se credenciar na Sedema para realizar manejo arbóreo em vias públicas, com a devida autorização e seguindo a legislação municipal vigente e o Manual de Arborização Urbana do município, conforme a Lei Complementar 251/2010, artigos 258 e 259.

De acordo com Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana, atualmente há 25 podadores credenciados na Sedema. Não ocorre capacitação nesse sentido desde 2016 em Piracicaba. “Esse tipo de serviço realizado pelos credenciados acaba desafogando a demanda do setor de Arborização Urbana e proporcionando mais uma oportunidade de atividade remunerada à população”, afirma Silva.

O evento conta com o apoio da Semac – Secretaria Municipal da Ação Cultural e das empresas Engemaia e Arbolab. O Teatro Municipal Erotídes de Campos fica na avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende.

A programação do workshop conta com treinamentos teóricos e práticos. Na segunda-feira, 06/06, as atividades começam às 8h30 e terminam às 17h, com intervalos e horário de almoço. O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Salvaia, fará a abertura. Entre as palestras programadas para o primeiro dia estão temas como a legislação municipal, manual e normas de arborização, manejo arbóreo urbano, atividades da CPFL, boas práticas, entre outras.

Já na terça-feira, 07/06, as atividades começam às 08h30min e terminam às 12h00, focando na prática em segurança em manejo arbóreo e de poda.

Read Previous

Rede Intersetorial de Apoio foi fundamental para o sucesso do evento “Abrace a vida”

Read Next

Termina hoje a Semana do Meio Ambiente em Santa Maria da Serra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.