70% dos casos de câncer de mama tratados na Unidade podem prescindir da quimio
O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoveu reunião científica que aconteceu nesta quarta-feira, 04, no salão de convenções da Santa Casa de Piracicaba, para debater o “Tratamento de Câncer de Mama Luminal Metastático: A Paciente Como Protagonista na Tomada De Decisão”.
O tema foi abordado pela médica oncologista clínica Débora Gagliato Jardim, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, com mediação do oncologista clínico Fernando Medina e apoio do laboratório Pfizer e CEPOC- Centro de Estudo e Pesquisa Oncológica de Campinas.
Ao justificar a iniciativa, Fernando Medina lembra que o câncer de mama é o tumor mais frequente do CECAN, representando 30% de todos os casos incidentes na mulher. “70% desses casos são de tumores luminal A ou B; ou seja, tumores que apresentam receptores de estrogênio e progesterona positivos e que, portanto, apresentam crescimento mais lento das células, podendo ser tratados sem o uso da quimioterapia, principalmente em mulheres mais velhas pós-menopausadas”, disse.
O oncologista explica que nesses casos, normalmente é utilizado o tratamento hormonal, que é bem menos agressivo e praticamente não apresenta efeitos colaterais. ‘Teremos ums discussão importante amanhã, em que uma das melhores especialistas do país falará sobre o novo direcionamento dado ao tratamento desses casos, sem o uso da quimioterapia”, considerou.