dezembro 5, 2023

TJ rejeita pedido de liminar do Prefeito contra Lei que obriga a divulgação da relação de medicamentos que compõem os estoques da rede Municipal de Saúde de Piracicaba

TJ rejeita pedido de liminar do Prefeito contra Lei que obriga a divulgação da relação de medicamentos que compõem os estoques da rede Municipal de Saúde de Piracicaba- Foto Guilherme Leite

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indeferiu pedido liminar de suspensão dos efeitos da Lei Municipal nº 9.958, de 04 de setembro de 2023, que “Dispõe sobre a divulgação da relação de medicamentos que compõem os estoques da rede municipal de saúde de Piracicaba”, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).

O Executivo Municipal ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei, após a Câmara derrubar veto do prefeito e sancionar a lei que prevê a divulgação do estoque de medicamentos faltosos na Rede Municipal de Saúde.

O vereador Pedro Kawai disse que ficou feliz com o indeferimento da liminar na Ação, pois é um direito do cidadão e um dever do Poder Público dar publicidade sobre todos os seus atos, conforme prevê o artigo 37 da Constituição Federal. “O objetivo maior desta Lei que apresentei é de evitar que o paciente perca seu tempo se descolando até as unidades de saúde para aguardar em filas que muitas vezes demoram para serem atendidos e receber a notícia que determinado medicamento encontra-se em falta”, afirma o parlamentar.

Ainda na decisão, o Relator menciona o Órgão Especial do Tribunal já apreciou leis de teor semelhante, não julgando inconstitucional as mesmas.

Read Previous

Concerto Internacional com ingressos gratuitos em Piracicaba

Read Next

Prefeito Zani lança Central de Cursos em Santa Maria da Serra