Será normal durante o mês de abril o funcionamento do Comércio de Piracicaba

O comércio de rua e corredores comerciais funciona nos feriados de abril 15 de abril, sexta-feira Santa) e 21 de abril (Tiradentes), das 09h00 às 16h00. Os estabelecimentos do Shopping Piracicaba abrem das 12h00 às 20h00 nas duas datas e os supermercados cumprem escala própria.

Segundo o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, o funcionamento do comércio varejista nos feriados de 2022 foi definido na convenção coletiva do trabalho, assim como os direitos dos comerciários que atuam nessas datas.

Os lojistas que forem abrir no feriado precisam providenciar a autorização que está disponível pelo Sindmais, no site do Sincomércio Piracicaba – http://www.sincomerciopiracicaba.com.br/

Expectativa de vendas:

A Páscoa de 2022 deve ser um pouco melhor para o varejo do que a do ano passado. De acordo com a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no setor voltadas para a data deverão totalizar R$ 2,16 bilhões este ano, representando um aumento de 1,9% em comparação a 2021. Ainda assim, caso seja confirmada a previsão, o resultado ficará 5,7% abaixo do alcançado antes do início da pandemia de covid-19, em 2019 (R$ 2,29 bilhões).

Nota de esclarecimento: Com relação ao funcionamento dos estabelecimentos nos corredores comerciais, no dia 15 de abril (Sexta-Feira Santa), o Sincomércio Piracicaba esclarece que a abertura é opcional, portanto, a empresa pode optar por permanecer fechada.
Em anos anteriores, no município de Piracicaba, somente o comércio varejista  dos shoppings, padarias, supermercados, hipermercados e restaurantes, dentre outros, tinham autorização para funcionamento. O comércio de rua, não. Em 2021, por meio do Acordo Coletivo, os Sindicatos, Patronal e dos Empregados, alinharam que as empresas estabelecidas em corredores comerciais poderiam ter os mesmos direitos dos demais, até por uma questão de isonomia.
Lembramos que, mesmo com essa permissividade, os comerciários não são obrigados a trabalhar nos feriados autorizados na Convenção Coletiva e, para aqueles que optarem pelo trabalho nesses dias, terão direito a receber “bonificação extra”, pagamento de adicional de 100% sobre as horas trabalhadas e vale transporte.
Há tempos que o comércio não apresenta saldo econômico satisfatório e, esta opção de abertura, que já ocorria nos demais segmentos do comércio e nos centros comerciais, é uma forma de recuperação da economia do setor. Nesses dias, o horário é reduzido, o que não cerceia a crença e o exercício de eventual atividade religiosa.

Sincomércio Piracicaba:

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 13 mil representantes e é filiado à Fecomercio.

Read Previous

Primeiro caso de raiva em morcego em 2022 é registrado em Piracicaba

Read Next

Homem e um adolescente são presos por tráfico de drogas bairro Jardim Araucária em Rio Claro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.