Seis pontes foram danificadas, além de estradas; somente na sexta-feira, 13/01, em duas horas, choveu 89 mm
Após as últimas chuvas que atingiram o município na última semana – só na sexta-feira, 13/01, em duas horas, choveu 89 mm –, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) faz o monitoramento e reparos emergenciais de pontes e estradas da zona rural que foram danificadas. Seis pontes sofreram danos.
No bairro Pedra Branca houve uma ponte danificada, na PIR 010/302, com uma erosão na cabeceira. A passagem está liberada, mas a equipe dará prioridade para sua manutenção. A previsão para início dos reparos é a partir desta quarta-feira, 18/01, e deve ser concluída até a semana que vem.
A Sema sinalizou duas pontes na “estrada do Cera” (PIR 022), na região do bairro Santa Teresinha, na divisa do perímetro urbano com o perímetro rural, que tiveram as vigas danificadas. A passagem está liberada e a previsão de início das obras é para semana que vem, a depender da pausa das chuvas, com conclusão prevista até o fim de janeiro.
A ponte do Casarin (PIR 017W), localizada no bairro Monte Branco e divisa com o município de Saltinho, teve a cabeceira danificada e foi interditada pela equipe da Sema. O desvio deve ser feito pelo bairro Zuin, pela estrada PIR 018/260. De acordo com a secretaria, por conta da terra úmida e a alta vazão do ribeirão que passa embaixo da ponte, é necessário esperar a pausa deste período de chuvas para iniciar os reparos, considerando a dificuldade de manutenção nessas condições e por oferecer risco aos operadores. Assim que os reparos forem iniciados, a previsão de conclusão é de 30 dias trabalhados.
Na região da Usina Costa Pinto, no bairro Vila Breda, há duas pontes interditadas na PIR 011N, uma de madeira e outra de concreto. A empresa Raízen já realizou outros trabalhos em parceria com a Sema e se prontificou em ajudar na reforma das pontes com maquinário e mão de obra, contando com o fornecimento de materiais pela secretaria.
Ontem, segunda-feira, 16/01, a equipe fez o desassoreamento de um mata-burro no bairro Floresta (estrada PIR 007/017W), instrumento usado em propriedades rurais para impedir a fuga de animais de grande porte.
A secretária Nancy Thame, da Sema, afirma que a equipe está realizando o monitoramento de demais pontes e programando as manutenções que são possíveis no momento. “Temos feito um grande trabalho na perenização das estradas rurais e conservação de pontes, mas este período com chuvas de grande intensidade acaba afetando algumas estruturas que dependem do tempo seco para execução dos reparos”, disse.