Segurança é destaque da 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba

A integração dos municípios para avançar em questões de segurança pública foi destaque da 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 28/04, em Limeira.

A reunião contou com apresentações do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, Sidney Miguel da Silva Nunes; do diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Dr. Kleber Altale; e do comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), tenente-coronel Willians de Cerqueira Leite Martins. Eles abordaram a estrutura e atividades de cada corporação, além de compartilhar os principais indicativos de segurança.

Para o prefeito de Piracicaba e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, Luciano Almeida, o encontro foi um importante passo para dialogar sobre estratégias de integração dos municípios visando a troca de informações rápidas para garantir bons índices na segurança pública.

A reunião contou ainda com apresentações nas áreas da saúde, com a diretora do DRS (Diretoria Regional de Saúde), Regiane Pontes Mendes; do saneamento, com o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera; e do desenvolvimento, com a apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMP, que está em fase final de elaboração, pela coordenadora técnica Sarah Monteiro.

“Ficou muito claro que queremos resolver a questão do abastecimento para garantir água para as futuras gerações e da política de resíduos sólidos e esgoto, como trabalhar essas políticas de forma conjunta a nível regional”, avalia Luciano Almeida.

Córtex: Um dos temas destacados na apresentação sobre a GCM de Piracicaba foi a adesão do município ao Córtex, plataforma integrada de operações e monitoramento de segurança pública gerido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), vinculada ao Ministério da Justiça, anunciada na última segunda-feira, 25/04, durante celebração dos 119 anos da corporação.

“Hoje migra-se muito. Então seria importante que todos os municípios tivessem essa plataforma. Por exemplo, quando roubam um carro em um município para realizar roubo em outro, você conseguiria ter um sistema de controle. Onde já foi implantada essa metodologia houve redução de indicadores de roubos e assaltos em mais de 30%”, comenta Luciano Almeida.

Também estiveram presentes na reunião a prefeita de Iracemápolis e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, Nelita Michel, o prefeito de Limeira, Mario Botion, o prefeito de Santa Cruz da Conceição, Carlos Eduardo Aranha, o prefeito de Santa Maria da Serra, Jodias Zani Neto, e o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, além de representantes dos municípios de Águas de São Pedro, Charqueada, Cordeirópolis, Ipeúna, Rio das Pedras e Saltinho.

Read Previous

Conselho de Ética da Câmara do Rio notifica vereador Gabriel Monteiro

Read Next

Tático 10 prende homem por roubo e porte ilegal de arma de fogo na vila Rezende

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.