Sede da Polícia Militar Ambiental é inaugurada no Parque da Cidade

Fotos: Maycon Barbon e Fábio Geronimo

Solenidade aconteceu na tarde de ontem, 13/01; é a primeira vez que Piracicaba é sede administrativa da companhia que abrange 46 municípios

Foi inaugurada na tarde de ontem (13) a sede administrativa da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo em Piracicaba, instalada Parque da Cidade, que pertence ao município de Piracicaba, em Santa Terezinha. A transferência da sede administrativa da 2ª Cia, que abrange 46 municípios, havia sido anunciada em novembro e o prédio passou por adequações, como pintura externa, para a mudança efetiva. Pelotões operacionais permanecem nos municípios de Rio Claro, Pirassununga e São João da Boa Vista.

A solenidade contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, e dos titulares da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Salvaia, e da Secretaria de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva; do comandante do CPI-9, coronel PM Willians de Cerqueira Leite Martins e do comandante do 5° BPAmb, tenente coronel PM Ênio Antônio de Almeida, além de diversas autoridades civis e militares. Também foi plantado um jequitibá branco, árvore-símbolo do estado de São Paulo.

Para o comandante da 2ª companhia, Helington Ilgges da Silva Cia/PAmb, a fixação da sede administrativa em instalações de qualidade é fruto da persistência da sua equipe, com apoio incondicional do comando do 5º Batalhão “por acreditar que a sociedade ganha muito com a fixação deste braço de defesa do meio ambiente no importante município de Piracicaba”.

Para o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, a instalação da sede administrativa em Piracicaba é um reconhecimento da importância da cidade e um ganho para o município “que terá mais perto um importante aliado na defesa do meio ambiente”

Compõem os municípios que integram a 2ª Companhia: 1º PEL (Pirassununga) Araras, Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Leme, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras. 2º PEL (São João da Boa Vista) Aguaí, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba, Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. 3º Pel (Rio Claro) Analândia, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Mombuca, PiracicabaRio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha. O pelotão operacional que atende Piracicaba permanece em Rio Claro. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 19- 35221260.

POLICIAMENTO AMBIENTAL – Segundo informações do site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Policiamento Ambiental possui 100 unidades de atendimento integradas com efetivo de homens e mulheres dedicados ao policiamento ambiental. Conta com mais de 500 viaturas quatro rodas e náuticas, além de motocicletas e recursos de monitoramento por satélite que vigiam as regiões de interesse e locais de difícil acesso.

Atua de maneira especial nas regiões de relevante interesse ambiental, como nas Unidades de Conservação do Estado, que juntas somam mais de 760 mil hectares. Integrado com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o policiamento ambiental promove o programa Estadual de Conciliação Ambiental reconhecido e aprovado pela sociedade paulista.

Read Previous

Prefeitura abre inscrições para 1º Ciclo do Programa Turismo Digital

Read Next

Prefeitura reforça sinalização em frente a escolas para retorno mais seguro às aulas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.