dezembro 5, 2023

Projeto de lei propõe contratação de plano médico para servidores

Projeto de lei propõe contratação de plano médico para servidores – Foto: Divulgação

Propositura do Executivo que autoriza contratação de plano médico coletivo a ser custeado pelos servidores vai a votação nesta quinta-feira (9), na 64ª Reunião Ordinária

 

A possibilidade de contratação, por parte do Executivo, de um plano de saúde coletivo que possa ser aderido e custeado pelos servidores públicos municipais deve ser debatida no plenário da 64ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba, que acontece hoje, quinta-feira (9).

A proposta, trazida pelo Executivo por meio do projeto de lei 177/2023, e que será apreciada em primeira discussão, em regime de urgência, em linhas gerais, autoriza a contratação de empresa, operadora ou cooperativa, com registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), “especializada na prestação de serviços continuados na área de assistência médica, para a prestação/cobertura de serviços médico-hospitalares, na segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, exames laboratoriais e demais serviços de apoio diagnóstico, inclusive medicina preventiva, na acomodação em quarto coletivo com banheiro privativo”.

Os serviços, de acordo com a propositura, serão contratados via procedimentos licitatórios a serem adotados pela administração direta e indireta, “cada qual em sua esfera de competência”, e serão ofertados a servidores efetivos ou comissionados do Executivo municipal, bem como a seus dependentes. Agente políticos não farão jus ao benefício.

“O servidor público ativo, efetivo ou comissionado irá custear integralmente as despesas com mensalidades e fatores moderadores de si e de seus dependentes, quando da adesão ao plano de assistência médica, com autorização expressa do desconto desses valores em folha de pagamento”, traz o parágrafo 2º do artigo 1º do projeto de lei 177/2023.

O prefeito Luciano Almeida (PP), na justificativa do projeto, defende que “esta é uma iniciativa inédita e uma grande oportunidade de podermos contribuir para viabilizar a adesão dos servidores e de seus dependentes a um plano de saúde que atenda às necessidades e expectativas individuais, com um preço acessível e dentro da realidade financeira de cada indivíduo”.

Ele ainda pontua que o incentivo à adesão ao plano de saúde “contribui para a prevenção de doenças através de consultas médicas e exames laboratoriais, sendo um fator diferencial na qualidade de vida de nossos servidores, o que favorece o baixo índice de absenteísmo e propicia a tranquilidade necessária para o bom desenvolvimento das atividades laborais. Além disso, esta proposta é um incentivo extra na manutenção da motivação e comprometimento de nossos servidores”.

A propositura, que segue com pareceres favoráveis da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas e da Comissão de Saúde e Promoção Social – com parecer contrário apartado do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira -, recebeu três emendas.

emenda 1, de Laércio Trevisan Jr. (PL), busca explicitar no texto do projeto a possibilidade de adesão ao plano por aposentados e pensionistas. Com teor semelhante, a emenda 2, de Zezinho Pereira (União Brasil), busca enfatizar no texto a extensão do benefício a “aposentados e pensionistas da Prefeitura bem como os servidores do Semae e do Ipasp que não foram contemplados no Projeto de Lei original encaminhado pelo Executivo”.

Já a emenda 3, também de Zezinho Pereira, “visa garantir que o plano contratado pelo município de Piracicaba através de processo licitatório, tenha hospital referência na cidade de Piracicaba e que não seja contratado operadoras que não ofereçam serviços de urgência e emergências e cirurgias, onde os pacientes deverão procurar municípios vizinhos para serem atendidos”, de acordo com a justificativa por ele apresentada.

As três emendas receberam pareceres contrários da CLJR.

Outras proposituras – A pauta da Ordem do Dia conta, ainda, com 16 outras proposituras, entre elas o projeto de lei complementar 10/2023, em primeira discussão, que prevê a incidência da alíquota de 5%, a título de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), sobre o preço de “serviços relacionados ao monitoramento e rastreamento a distância, em qualquer via ou local, de veículos, cargas, pessoas e semoventes em circulação ou movimento, realizados por meio de telefonia móvel, transmissão de satélites, rádio ou qualquer outro meio, inclusive pelas empresas de Tecnologia da Informação Veicular, independentemente de o prestador de serviços ser proprietário ou não da infraestrutura de telecomunicações que utiliza”.

Também em primeira discussão os vereadores devem apreciar o projeto de lei 172/2023, do Executivo, que pretende instituir o “Programa de Bem-estar Animal”; o projeto de lei 157/2023, também do Executivo, que busca criar o “Programa de Zeladoria Comunitária” para atendimento aos Núcleos Urbanos Isolados; e o projeto de lei 69/2023, do ex-vereador Antônio Moacyr Francetto Jr., o Pássaro, que versa sobre atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, de serviços e similares.

Também compõem a pauta da 64ª Reunião Ordinária um projeto de decreto legislativo que concede Título de Cidadão Piracicabano, duas moções de aplausos, sete requerimentos e, em segunda discussão, o projeto de lei complementar 9/2023, que revoga “a hipótese de incidência do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) sobre a aquisição de imóveis por usucapião”, e o projeto de lei 199/2023, que antecipa para 1º de dezembro a concessão da última parcela da revisão geral anual de vencimentos e salários dos servidores públicos referente ao período da pandemia da COVID-19, em que não houve reposição salarial.

Estão convocadas, caso necessárias, quatro reuniões extraordinárias, para continuidade de deliberação do PLC 10/23; PL 157/23, PL 172/23 e PL 177/23.

Tribuna popular – Há três oradores inscritos para discursarem na tribuna popular desta quinta-feira: Natália Maria Benoti abordará o tema “Movimento “Salve a Boyes” por completo”; e José Osmir Bertazzoni e José Valdir Sgrigneiro versarão sobre o assunto “35 anos do Sindicato dos Trabalhadores Municipais. Benefícios associados”

Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, a partir das 19h, presencialmente, do Plenário “Francisco Antonio Coelho” ou, ao vivo, pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital; 4 da Net/Claro e 9 da Vivo), pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br ou pelas redes sociais do Legislativo municipal. A reunião ordinária, a partir das 20h, é igualmente transmitida pela Rádio Educativa FM, que pode ser sintonizada na frequência 105.9.

Nosso Instagram
Nosso Facebook
Site da Câmara dos Vereadores

Read Previous

Noite no Mirante terá shows em homenagem a Beth Carvalho e Cássia Eller

Read Next

Deputado Marcolino promove apresentação do documentário “Elizabeth” na Alesp