Prefeitura recolhe mais uma vez lixo no Pau Queimado em Piracicaba

 

Quatro dias depois da Prefeitura de Piracicaba, juntamente com a Piracicaba Ambiental, retirarem três toneladas de lixo descartado irregularmente na Estrada Duzentos Réis, no Bairro Pau Queimado, na manhã desta terça-feira, dia 22, a equipe de Resíduos da Sedema retirou novamente, do mesmo local, cerca de mais três toneladas (um caminhão) de entulho, principalmente 45 pneus e lixo doméstico.

Essa atitude inconsequente, como o descarte irregular de pneus, não se justifica. Piracicaba possui locais apropriados para este tipo de descarte. A Central de Resíduos, localizada na Avenida das Ondas, Bairro Ondinhas e também os 9 ecopontos mantidos pela Sedema estão aptos a receber pneus em pequena quantidade, sem custo nenhum. Os pneus devem estar sendo descartados  por pequenas borracharias informais da região.

Somente em 2018, 61.464 pneus foram recolhidos pela Central de Resíduos que, através do convênio com a ANIP – Assoc. Nacional da Industria Pneumática, são encaminhados para a reciclagem, cumprindo a PNRS, com relação à logística reversa.

Quando os pneus são levados à Central de Resíduos, o responsável recebe um comprovante provando a legalidade daquele descarte, que ele apresenta durante a visita dos fiscais da Central de Controle da Zoonose,-CCZ da Secretaria Municipal de Saúde, evitando transtornos.

Quanto ao lixo doméstico, também não há justificativa para isso, já que a Coleta de Lixo Domiciliar, naquela região, acontece de forma regular, às terças, quintas e sábados, no período diurno. O local foi limpo hoje, terça-feira, dia normal de coleta.

Uma das hipóteses levantadas pela empresa é que o descarte irregular esteja ocorrendo por proprietários e hóspedes de chácaras mais distantes. Em dezembro, a Ambiental distribuiu folhetos na região para esclarecer à população como e onde fazer o descarte correto.

Mas, em razão destas ocorrências, a Sedema, juntamente com a empresa, estão estudando uma ação efetiva para inibir estas ocorrências. A primeira medida foi, após a nova limpeza, colocar nova placa, sinalizando a proibição, a punição e forma de denunciar.

O secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, enfatizou a importância de Educação Ambiental, com a implantação de projetos e ações que devem ser desenvolvido naquela região pelo Núcleo de Educação Ambiental- NEA/Sedema.

Menten solicitou ao Pelotão Ambiental que reforce a vistoria naquele local. De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa no valor de R$ 423,41. Mas, para que a DCF possa autuar é necessário que exista uma comprovação a partir de um registro do ato ilícito como foto, filmagem (que mostre a placa) ou anotando a placa dos veículos.

A população pode ajudar registrando estes descartes ilegais, registrando as ocorrências e fazendo a denúncia através do SIP 156 para que os fiscais do DCF possam punir os infratores de forma eficaz e incontestável.

Segundo o Setor de Gerenciamento de Resíduos, inicialmente foram mapeados 39 pontos de descarte irregular, de forma recorrente,

Hoje, após muitas ações de conscientização este número caiu para 27.

Outra medida adotada pela Sedema, o plantio de árvores em logo após limpeza, para tentar inibir o novos descartes. Em 2018, a Sedema plantou 2051 árvores a beira de córregos onde o descarte irregular acontecem com frequência.

A Prefeitura, através da Sedema, disponibiliza para a população uma rede de serviços para receber o descarte de diferentes tipos de resíduos para, posteriormente, destina-los aos locais adequados para reciclagem.

O Cata cacareco, serviço gratuito para descarte de eletrodomésticos e móveis com a solicitação feita pelo SIP 156.

A Coleta Seletiva, realizado de forma eficaz pela empresa Piracicaba Ambiental, atende 100 % da área urbana, Os materiais recicláveis são encaminhados à Cooperativa Reciclador Solidário para serem separados e comercializados pelas cooperadas.

A Central de Resíduos, instalada na Avenida das Ondas, 6565 –  Bairro Ondinhas recebe, pneus, recicláveis, eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas fluorescentes e bateria. Ali, diversas vezes ao ano estes materiais depositados ali são encaminhados para reciclagem.

Os Ecopontos, com nove unidades instaladas, até o momento, em pontos estratégicos da cidade, inclusive uma instalada o ano passado no Bairro Santo Antônio. Estes locais estão aptos para receber entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up). Nesses locais a população pode levar pneus de carros (em pequenas quantidades), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores.

Há também diversos Ecopontos em pontos da cidade.

Mais informações sobre descarte correto de resíduos a população pode obter no site da Sedema: http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/?pag=texto&id=3

No menu Limpeza Urbana/ Resíduos Sólidos/PMGIRS

ou ligar no setor de Resíduos: (19) 3402 .3122.

Read Previous

No próximo mês alunos da Rede Municipal de Educação de Charqueada retomam aulas

Read Next

Secretário de Cultura põe a mão na massa e está restaurando “Girafa” doada a Rio das Pedras

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.