
Prefeitura realiza vistoria em 154 veículos do transporte escolar cadastrados na Semuttran – Foto: Divulgação
Número representa 80% dos veículos inscritos no Cadastro de Operadores do Transporte Escolar de Piracicaba (Cotespi)
Do total de 193 inscritos no Cadastro de Operadores do Transporte Escolar de Piracicaba (Cotespi), da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), 154 foram vistoriados, representando 80% dos cadastrados. O prazo para que os veículos escolares sejam vistoriados terminou nesta sexta-feira, 27/01. Os veículos vistoriados recebem selo e cartão de vistoria e estão aptos e autorizados a exerceram regularmente suas atividades no primeiro semestre.
Os que não conseguiram efetuar sua vistoria para o primeiro semestre de 2023, por algum motivo, poderão comparecer das 9h às 11h e das 13h às 15h, na Divisão de Transportes Especiais da Semuttran, na avenida São Paulo, 1.375, no bairro Pauliceia, para se regularizarem o quanto antes. Os motoristas que forem flagrados atuando com veículos irregulares podem receber multa e até mesmo ter o veículo retido.
As vistorias ocorrem semestralmente, quando são conferidos vários itens de segurança dos veículos, tais como pneus, cintos de segurança, parte elétrica e outros, além da checagem dos documentos dos condutores e dos veículos.
Segundo o chefe de Divisão de Transportes Especiais da Semuttran, Fernando Mello, na vistoria foram verificados itens como cinto de segurança, pneus, sistema elétrico, luzes, extintor, condições do veículo e outros itens para a segurança das crianças transportadas.
“Os pais que procuram pelo serviço de transporte escolar, caso tenham alguma dúvida se estão contratando condutores devidamente autorizados, podem solicitar aos mesmos os cartões, tanto do munícipio quanto do Detran, pois neles estão indicados o condutor autorizado e o veículo autorizado para este tipo de prestação de serviço”, disse Mello.
Constatação de possível irregularidade no transporte de escolares pode ser denunciada pelo telefone 156 ou para os agentes de Trânsito pelo telefone 3426-0231.