Prefeitura conclui obras do convênio com o Detran em vias de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), concluiu as três etapas de obras realizadas por meio de convênio celebrado com o Governo do Estado. Os recursos foram provenientes de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, no valor total de R$ 1,4 milhão.

As etapas 1 e 2 atenderam intervenções viárias e sinalizações e consistiram em ajustes geométricos para melhoria do fluxo de veículos, novos acessos aos bairros para maior segurança de motoristas e pedestres, além de instalação de lombadas e faixas elevadas para acessibilidade.

Entre elas, a construção de três faixas de pedestres elevadas, na Escola Municipal Euclides Buzetto, na rua Colônia, na Escola Municipal Pedro Baron, na avenida Manoel Conceição, e na ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, na avenida João Conceição. Outra melhoria foi realizada na alça de acesso da avenida Pádua Dias com avenida professor Alberto Vollet Sachs que recebeu serviços de drenagem de águas pluviais, guias e sarjetas, recapeamento asfáltico, plantio de grama, passeios em concreto e sinalização horizontal e vertical.

A rua Conchas com rua Cândido de Faria Alvim, no São Jorge, e a avenida Rio das Pedras com a rua Altemir de Jesus Tomaz, no Terra Rica, receberam rotatórias, obras de recapeamento asfáltico, com plantio de grama, concretagem dos canteiros e sinalização horizontal e vertical.

A etapa 3 contemplou melhoria de sinalização em três pontos da cidade: avenida Rio das Pedras, entre a rua Guerino Dal Piccolo e rua Antonio Lorival Spadoto (aproximadamente 900 metros); avenida Pompeia entre a rotatória de acesso à SP-308 e rua José Eduardo Rufino de Oliveira (1,8 km) e PIR 260 – Estrada do Pau Queimado, entre a rua Pereiras e a PIR 007W – Estrada Duzentos Réis (2,9 km).

Também foram feitos investimentos em campanhas de conscientização, contemplando a realização de blitze educativas, com distribuição de kits contendo folder explicativo e brindes alusivos à campanha A Culpa é Sua, durante as abordagens nos principais cruzamentos do município.

Ainda em forma de campanhas de conscientização, foram instalados materiais publicitários, como faixas em grande escala, pirulitos em metalon e banners em locais de grande circulação de pedestres e motoristas, além da aquisição de equipamento audiovisual (sistema móvel de áudio de vídeo) para que a Semuttran pudesse ministrar palestras em escolas e demais instituições, levando o tema sobre segurança no trânsito de forma rotativa e a diversos públicos.

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, ressaltou a importância desse investimento no trânsito piracicabano. “Esses recursos vieram em boa hora. São pequenas intervenções na geometria, campanhas e sinalização que vão auxiliar na melhoria da fluidez e segurança para pedestres, promovendo diminuição dos acidentes”, complementou.

Projetos: Os projetos foram elaborados pela Semuttran e aprovados pela equipe técnica do Detran. Um dos fatores determinantes para a escolha de Piracicaba para receber os recursos foi a grande frota de veículos. Dados do Detran apontam que a frota registrada em Piracicaba é de 314 mil veículos, o que representa 1,3 habitante por veículo.

A implementação do programa é acompanhada pelo Estado e tem como objetivo a redução de 50% de acidentes com óbito no trânsito até 2020.

Read Previous

Vereador Pedro Kawai visita Escola de Educação Infantil “Risque e Rabisque”

Read Next

They’re back! Kennedy much Darli LeCras named to return

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.