agosto 19, 2022

Prefeitura anuncia vistoria em pontes e viadutos

Fotos: Maurício Cantoni

Serviços começam pela ponte Irmãos Rebouças, a ponte do Mirante, que completa 147 anos no domingo, 15/05

A partir da próxima semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), inicia vistoria em pontes e viadutos de Piracicaba. Serão executados laudos técnicos estruturais para estudos de recuperação e manutenção, com prioridade para as pontes e viadutos localizados na Zona Urbana. A vistoria deve começar pela ponte Irmãos Rebouças, também conhecida como ponte do Mirante, que completa 147 anos no próximo domingo, 15/05.

A elaboração dos laudos técnicos e estruturais será feita pela empresa ganhadora do contrato nº 0578/2022, divulgado no Diário Oficial de 05 de maio, que prevê a realização da prestação de serviço em engenharia consultiva num prazo de até 30 dias, no valor de R$ 31 mil. A partir desta data, a empresa terá um prazo de até 90 dias para apresentar os laudos técnicos. Baseada neste levantamento, a Prefeitura realizará as obras de manutenção, quando necessárias.

Paulo Sérgio Ferreira da Silva, titular da Semob, comentou que a vistoria em pontes e viadutos será realizada de maneira inédita em Piracicaba e faz-se necessária para evitar colapsos ou rupturas nestes locais. “Casos recentes de desabamento de pontes mostram que o trabalho de prevenção é essencial para garantir a longevidade destas estruturas”, frisou.Ele lembrou que para se averiguar se uma ponte ou viaduto apresenta problemas estruturais é necessário, em primeiro momento, efetuar um cadastro detalhado com informações relativas aos seus aspectos construtivos. Nesta etapa, serão também inspecionadas peças estruturais como pilares vigas, muros de arrimo, tabuleiros e juntas de dilatação e tubulações.

“Essa vistoria tem sido encarada como uma das prioridades da atual Administração e do nosso prefeito Luciano Almeida”, explica Silva. Segundo ele, no pacote de vistoria estão ainda as pontes do Morato, Caixão e José Antonio de Souza (Zé do Prato – ponte do Shopping).

ANIVERSÁRIO – A ponte Irmãos Rebouças, que faz aniversário domingo, já recebeu melhorias nos últimos dias. Entre elas a remoção de mato, limpeza e nova pintura da sinalização.

A estrutura foi inaugurada em 15 de maio de 1875, sendo a primeira de concreto armado do país, um projeto que tinha o objetivo de tornar um canal de escoamento de produtos agrícolas do interior do Estado de São Paulo via ferrovia.

Foto: Acervo/Édson Rontani Jr.

Segundo o historiador e pesquisador Noedi Monteiro existia anteriormente uma ponte de madeira no mesmo local, que fazia a ligação do Centro com a Vila Rezende, mas necessitava de constantes reparos devido ao aumento da vazão do rio Piracicaba.Os trens circulavam pelo lado direito da ponte Irmãos Rebouças, sentido Centro-Vila Rezende. Partiam para onde está a avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira e seguiam para Artemis. Circularam até 1971, quando o prefeito Adilson Benedito Maluf aproveitou a estrutura da ferrovia para fazer uma ponte de concreto para veículos.

Texto: Maurício Cantoni

Read Previous

Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023

Read Next

Alex de Madureira se reúne com comandante da Guarda Civil de Piracicaba

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.