agosto 19, 2022

Prefeitura abre licitação para compra de caçambas e caminhão para colocar em prática o projeto Ecopira

Prefeitura abre licitação para compra de caçambas e caminhão para colocar em prática o projeto Ecopira – Foto Divulgação

Aquisições serão destinadas para os Ecopontos dos bairros Jardim Oriente e Santo Antônio

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema – Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, publicou na última segunda-feira, 27/06, no Diário Oficial, o aviso de abertura de licitação para compra de caminhão e caçambas. As aquisições são parte do projeto Ecopira. As empresas interessadas devem apresentar suas propostas até o dia 11/07.

Na modalidade pregão eletrônico, o edital 263/2022 pode ser acessado pelo portal da Prefeitura, no botão Licitação (http://www.piracicaba.sp.gov.br/

O critério para escolha da empresa vencedora será o de menor preço por item. O valor estimado do contrato é de R$ 1.251.599,99, com prazo de contratação até a entrega definitiva do objeto; a entrega deverá ser feita em até 150 dias, a contar da Ordem de Fornecimento. A proposta tem validade de 120 dias.

O edital prevê a aquisição de um caminhão truck 6×2 e nove caçambas roll on e roll off, sendo três de cota reservada para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), seguindo o disposto na Lei Complementar Federal 123/06. As caçambas serão colocadas nos Ecopontos dos bairros Jardim Oriente e Santo Antônio, seguindo o que foi determinando no projeto Ecopira, desenvolvido com o intuito de readequar os ecopontos da cidade.

O edital ainda detalha que a contratada será responsável pelo transporte e descarregamento dos produtos, devendo entregá-los em condições adequadas para o armazenamento.

“A compra desses itens é mais uma etapa do Projeto Ecopira, que vai melhorar e readequar os ecopontos de Piracicaba. Nosso objetivo é cumprir todas as melhorias previstas o mais rápido possível para que a população possa utilizar os ecopontos sem maiores problemas”, ressalta o titular da Sedema, Alex Gama Salvaia.

O pregão eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da internet, mediante condições de segurança (criptografia e autenticação) em todas as suas fases.

Projeto Ecopira: A iniciativa do projeto Ecopira é uma das principais ações de planejamento estratégico da Sedema. O projeto, aprovado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) e pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição (Fecop), prevê readequação da iluminação, instalação de câmeras de segurança nos Ecopontos do Jardim Oriente, Santo Antônio, Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosques do Lenheiro e Ártemis.

Também serão construídos platôs, que facilitam o acesso para descarga de resíduos pesados, e a aquisição de caçambas. Para o funcionamento do sistema de platôs e caçambas, está incluso no projeto um caminhão com sistema hidráulico para esse tipo de caçamba. Esse sistema estará nos ecopontos do Jardim Oriente e Santo Antônio.

Hoje, os resíduos sólidos são depositados nos ecopontos em pilhas, direto no solo, onde permanecem até recolhimento e transporte para área de disposição final. O novo modelo, além de contribuir para a estética e organização dos ecopontos, também evitará problemas como atos de vandalismo e incêndios criminosos, que hoje têm os ecopontos como alvo, devido ao acúmulo de materiais.

Read Previous

Transcatarina destaca atributos turísticos das cidades anfitriãs

Read Next

Programa “Bolsa do Povo” contempla 126 pessoas em Rio das Pedras