agosto 9, 2022

Prefeitura abre chamada pública para fornecimento de alimentos orgânicos para merenda escolar em Piracicaba

Foto_Thais_Passos

A Prefeitura de Piracicaba abriu, na última sexta-feira, 06/05, chamada pública para a aquisição de mais de 5 toneladas de hortifrutis orgânicos e agroecológicos para atendimento da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino do município, por período de dez meses. A iniciativa é da SME – Secretaria Municipal da Educação, por meio da DAN – Divisão de Alimentação e Nutrição, em parceria com a Sema – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que estão desde agosto de 2021 em tratativas junto com agricultores para viabilizar essa compra.

Os produtos solicitados pela chamada pública incluem abobrinha italiana, alface crespa roxa, batata-doce rosada, repolho roxo e tomate italiano. A compra dará prioridade para produtores locais e será exclusiva para agricultores familiares, a fim de atender os requisitos do Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A secretária Nancy Thame, da Sema, enfatiza a importância da parceria entre as pastas de Educação e Agricultura para a efetivação deste processo. “A Sema está apoiando, mobilizando os produtores locais e participando de todo o processo para garantir o fortalecimento da produção agrícola local e da segurança alimentar de crianças e adolescentes das escolas públicas”, disse.

A nutricionista responsável técnica da DAN, Mariana Chaves, disse que essa chamada é a concretização de um projeto que, nesta primeira etapa, será utilizado em oito unidades piloto, permitindo a estabilidade dos agricultores e estruturação neste ano para ampliação do fornecimento a toda a Rede Municipal nos próximos anos.

“A parceria com a Sema permitiu estreitar o diálogo com os grupos informais e produtores individuais do nosso município, o que possibilitou a publicação desta chamada”, afirma Mariana.

A previsão é que esses alimentos sejam entregues no segundo semestre deste ano, atendendo as escolas selecionadas para o projeto-piloto. Os agricultores orgânicos e agroecológicos interessados podem apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda até o dia 8 de junho, às 09h00, na DAN, localizada na avenida Dona Lídia, 493, no bairro Vila Rezende.

Read Previous

Foi grande o número de candidatos que participaram de processo seletivo para professores substitutos temporários em Piracicaba

Read Next

Secretaria de Saúde amplia para novos grupos a vacinação contra a gripe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.