Emoção marcou a cerimônia de entrega das chaves do Vida Nova I, II, III e IV. A realização de um sonho, a garantia de um futuro melhor para a família, para os filhos e, finalmente, o fim do aluguel justificaram a alegria dos 1.200 inscritos contemplados no Minha Casa Minha Vida. O evento, que aconteceu na manhã de hoje, 21/12, no Ginásio Waldemar Blatkauskas, foi realizado pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap), em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.
O prefeito Barjas Negri, secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e autoridades participaram da cerimônia. Em sua fala, Barjas lembrou que as famílias tiveram paciência e compreensão sobre as dificuldades enfrentadas no caminho com atraso na obra por rompimento de contrato. “É muito bom podermos honrar os nossos compromissos. Essas famílias vão poder se mudar até o Natal, sair do aluguel. Toda vez que há uma entrega dessas, há uma satisfação muito grande. A Prefeitura, a Emdhap e a Caixa estão muito felizes”, disse Barjas.
O prefeito também destacou que a Administração tem se aperfeiçoado quando se trata da infraestrutura oferecida junto com esses empreendimentos, que garantem moradia e serviços essenciais aos beneficiados. Para atender o Vida Nova, por exemplo, a Prefeitura conseguiu parcerias para viabilizar a construção de três novas escolas: Infantil (0 a 5 anos), Fundamental (6 a 10) e de Ensino Médio. Os três terrenos foram cedidos pela Prefeitura de Piracicaba.
Outra parceria da Prefeitura foi com os loteadores, a qual garantiu a construção da avenida Elias Gabriel da Silva, aproximando o Vida Nova do bairro Gran Park e, consequentemente, do distrito de Santa Teresinha. Além disso, moradores dos bairros no entorno foram beneficiados pela obra.
Realização: A faxineira Roseli Aparecida Souza, 48, foi a primeira moradora a receber as chaves, entregues pelo prefeito Barjas Negri. Roseli vai morar com a filha e quatro netos. “Eu estou tão feliz. Faz muito tempo que espero essa bênção, mas Deus entrega na hora certa e usa as pessoas na hora certa”, disse. Ela comemora o fim do aluguel, que pesava muito no orçamento da família. “Sempre consegui pagar. Sempre tinha o dinheiro certinho para isso, mas foi uma luta muito grande. Agradeço aos donos das casas onde morei e creio que eles foram muito felizes comigo, porque sempre agi certinho. Mas agora estou feliz porque vou para minha casa”, enfatizou.
A auxiliar de limpeza Neusa de Souza Roque também foi ao Ginásio Municipal para receber as chaves de seu apartamento novo, no qual vai morar com o filho de 16 anos. “Eu pagava R$ 700 de aluguel. Ia o pagamento inteiro. Agora vou economizar, guardar um pouco”, comemorou.
Em meio às centenas de contemplados, três rostos sorridentes se destacavam: o de Ane Raquel Egídio e das filhas Bianca e Bárbara. Só faltou o marido Anderson na cerimônia. A manicure estava inscrita em programas de moradia popular havia 12 anos. “Vou deixar de pagar um aluguel de R$ 800. Com isso posso garantir que as minhas filhas tenham um teto para elas. Agora tenho certeza de que vou pagar uma coisa minha”, disse, emocionada.