julho 2, 2022

Escolas municipais recebem atividades pela Semana da Sustentabilidade

Fotos: Comunicação SME

Ação foi realizada pela empresa BorgWarner em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a empresa BorgWarner, 295 alunos da Rede Municipal de Ensino receberam atividades e capacitação em sustentabilidade. Com o tema Investindo em nosso Planeta as palestras demonstraram aos alunos um pouco mais sobre os conceitos da reciclagem, a importância da preservação, o uso racional da água e do consumo consciente de produtos industrializados. A ação remete à Semana da Sustentabilidade.

Ao longo de toda essa semana a equipe responsável pelo curso percorreu cinco unidades da Rede Municipal de Ensino, atendendo alunos do 5º ano, sendo as escolas José Antonio de Souza, no Parque Orlanda; João Perin, no Nova Suíça; Antonia Jesuína Camilo Pipa, no Santa Rosa; Ida Francez Lombardi, no Santa Fé; e, finalizando, na Escola Municipal Mário Chorili, no Bairro Água Branca.

Além do conhecimento teórico, os alunos também realizaram uma oficina prática. Cada um dos alunos recebeu um kit com pó de serra, sementes e uma meia fina, realizando a confecção do boneco ecológico Raoní, demonstrando a importância de cuidar do meio ambiente.

Conforme pontua o analista ambiental da BorgWarner Davi Cordeiro, se os alunos não regarem as sementes do boneco Raoní, o “cabelo” não vai crescer. “Nós passamos de forma lúdica para os alunos um pouco sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e, conseguimos isso através do boneco ecológico”, conta.

O profissional ainda destaca que essa é uma atividade que a empresa realiza internamente pela Semana da Sustentabilidade. “Prezamos pelo tripé da sustentabilidade, contemplando o social, o econômico e o ambiental. Em conjunto com a nossa equipe realizamos essa capacitação para promover a sustentabilidade dentro das escolas”

Além de Cordeiro, a equipe responsável pelo círculo de palestras e atividades é composta por Bruna Moreira Piloni Araújo, estagiária de meio ambiente, Bruna Scoton, engenheira de segurança do trabalho e ambiental, e Giovani Denato, planet manager.

Para a diretora da Escola Municipal Mário Chorili, Elaine Aparecida Ruiz Papetti, a palestra realizada vai ao encontro dos temas já abordados nas aulas. “Realizamos diversas atividades durante todo o ano com os nossos alunos sobre o tema e a atividade veio somar com o conteúdo que ensinamos em sala de aula. Com a animação deles, e as atividades práticas, fica ainda mais lúdico entender a importância do tema”.

E, o objetivo da atividade foi cumprido. É o que demonstra o relato da aluna Manoela Pereira dos Santos, do 5° ano A da Escola Mário Chorili. Para ela, todos têm a responsabilidade com o mundo de amanhã. “Vamos levar esse ensinamento para o nosso futuro, tendo um futuro muito melhor e sem poluição.”

A empresa, ao final das atividades em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, realizou um sorteio de uma bicicleta aos alunos.

Read Previous

Setor de Obras Públicas mudará para prédio da Emdhap na segunda, 13/06

Read Next

Região Sul receberá plenárias do OP na segunda e terça-feira, 13 e 14/06

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.