Empresa apresenta novo caminhão que será utilizado para poda e supressão de árvores em Piracicaba

foto: Divulgação

Novo equipamento foi adquirido pela Engemaia, que presta serviços à Prefeitura

Um novo caminhão para poda, com cesto elevatório, foi apresentado pela empresa Engemaia, prestadora de serviços à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), no manejo arbóreo do município. Durante a apresentação foi realizada poda demonstrativa nas palmeiras em frente ao Centro Cívico. O caminhão já está em operação. Mensalmente, pelo contrato, são suprimidas 95 árvores doentes ou que apresentam risco de queda, e realizada a poda de aproximadamente 1.000 árvores. Com mais este caminhão, serão quatro equipes à disposição da Sedema, uma a mais do que o estabelecido em contrato.

Com o maquinário, o serviço de poda e supressão de árvores em Piracicaba será dinamizado e será garantido às equipes que realizam o serviço e aos equipamentos no entorno, mais segurança, já que a máquina conta com diferencial que permite o transporte seguro de galhos retirados nas partes altas das copas e tem outras tecnologias embutidas, como o isolamento elétrico, que evita descargas elétricas ao tocar os fios.

“Este novo equipamento, tecnologicamente superior, é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo na revisão de contratos e na eficiência do serviço prestado. A Engemaia percebeu nossa forma de atuar, abraçou nosso trabalho e ampliou sua equipe além do que prevê o contrato. É um ganho na segurança, já que a possibilidade do transporte seguro evita riscos aos funcionários e também que calçadas ou mesmo equipamentos públicos sejam danificados, e no atendimento mais qualificado à população”, explicou Alex Salvaia, titular da Sedema.

O novo caminhão, conforme explica o engenheiro ambiental Robson Willians da Costa Silva, assessor especial de projetos da Sedema, tem alguns diferenciais que qualificam o serviço de poda de segurança e supressão de árvores realizado pela pasta. Com capacidade de altura de até 18 metros, será possível executar o serviço em árvores de grande porte, com corte de cima para baixo. “O cesto elevatório tem um diferencial que permite a retirada de grandes galhos que estão no alto e são levados com segurança até o chão, evitando danificar calçadas, redes elétricas, equipamentos públicos e até mesmo machucar pessoas que estejam próximas.”

Poda e supressão: A solicitação de podas de segurança, segundo Silva, pode ser requisitada pelo 156, que envia para a equipe do Núcleo de Arborização da secretaria o pedido. Eles fazem a ordem de serviço, obedecendo sempre uma logística, e a equipe contratada vai ao local e realiza a poda. Já na questão da supressão, o cidadão também pode requerer o corte de árvore na calçada ou em áreas verdes. “Se ele observou alguma insegurança (a árvore pode estar morta ou em senescência, no seu ciclo de vida final). Aí ele faz este pedido, protocolando a documentação aqui na Prefeitura e a gente vai fazer a vistoria”, explicou Silva.

Read Previous

Arrastões de combate à dengue passarão por todos os bairros de Piracicaba

Read Next

Deputado Alex de Madureira destina recursos para Centro de Reabilitação e APAE de Piracicaba

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.