dezembro 2, 2023

Documentário sobre o acesso do XV em 1983 será lançado na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba

Documentário sobre o acesso do XV em 1983 será lançado na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – Foto: Divulgação

Vídeo traz curiosidades e depoimentos que marcaram os 40 anos da histórica vitória sobre o Bandeirante de Birigui 

 

A Acipi – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, será o palco do lançamento do documentário sobre os 40 anos da conquista do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1983 do alvinegro piracicabano, que vai acontecer no próximo dia 14, às 19 horas, véspera da celebração de 110 anos do Esporte Clube XV de Novembro.

Com realização da Acipi e produção da Solucione Imagens, o audiovisual “XV 1983: o eterno acesso” relata os principais fatos da histórica vitória sobre o Bandeirante de Birigui.

O presidente da Acipi, Marcelo Cançado, destaca que além de receber o lançamento, a Acipi é também é uma das realizadoras por entender a importância do XV para Piracicaba. “O esporte e, em especial, o futebol tem espaço reservado no coração do brasileiro e o XV é paixão entre os piracicabanos, além de ser símbolo e levar o nome da cidade Brasil e mundo afora. Os torcedores merecem esse presente”, afirmou.

Com direção do jornalista e produtor Adriano Perina, que desde o ano passado trabalha o tema, o vídeo será exibido no auditório da Acipi. “O XV possui cinco títulos da segunda divisão, inclusive um recente em 2011. Mas todos se lembram das histórias, fatos e folclores do jogo do título de 30 de novembro de 1983, quando o Barão de Serra Negra recebeu o seu maior público de toda a história. O documentário será um registro cinematográfico documental que terá como personagens principais ex-jogadores e torcedores que viveram aquele momento”, explica Perina.

O time piracicabano foi campeão e conquistou o acesso à primeira divisão do futebol paulista com uma rodada de antecedência ao vencer o Bandeirante por 3 a 2, em casa. As gravações ocorreram com os principais personagens daquele jogo, entre eles os ex-jogadores do XV: Pizzelli, goleiro; o capitão, Vadinho; e o artilheiro do campeonato e o mais novo do elenco na época, Pianelli.

Segundo o diretor de edição da Solucione Imagens, Felipe Perim, são muitas as histórias daquele jogo, que na verdade foi a última rodada de um quadrangular final. “Um dos fatos que identificamos com os ex-jogadores é que o elenco era muito unido e que o técnico Galdino Machado fazia a diferença. E claro, a invasão de campo com o frango não pode faltar”, ressalta.

A participação no evento de lançamento do documentário é gratuita e aberta ao público. Por conta das vagas limitadas, é necessária inscrição antecipada pelo e-mail:  secretaria@acipi.com.br

Read Previous

Santa Casa prestigia os 60 anos da CMB

Read Next

Prefeito vistoria obras que devem melhorar todo o sistema de atenção básica e atendimento ambulatorial de São Pedro