dezembro 5, 2023

Diretoria de Turismo realiza aula inaugural da segunda edição do projeto Monitoria de Turismo 60+

Curso gratuito para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba, realizou na terça-feira, (4/07), a aula inaugural da segunda edição do projeto Monitoria de Turismo 60+, que consiste em um curso gratuito para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade. O curso tem 30 matriculados e atingiu o número limite de inscrições.
As aulas estão programadas para acontecer até agosto, sempre às terças e quintas-feiras, no período da manhã, das 08h00 às 12h00, no anfiteatro da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900. São ao todo 30h horas aulas.
Na aula de estreia, deram as boas-vindas aos participantes do curso o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro, e a diretoria municipal de Turismo, Alessandra Freire.
“Nossa cidade tem muita história para ser contada e os conhecimentos que adquirimos precisam ser compartilhados, porque desta forma também estamos ajudando as pessoas a saberem mais, sejam nossos netos, filhos ou qualquer outro cidadão, então, quero parabenizar cada um que está aqui, porque fez uma excelente escolha, que vai ajudar no desenvolvimento de outros e de si mesmo”, falou Ribeiro.
Para Eliane Angeli, 70, umas das alunas do curso, essa capacitação significa a oportunidade de manter a mente ativa, principalmente após os 60 anos de idade. “Eu gosto muito de aprender e estar atualizada. Além disso, posso projetar outras coisas em minha vida, porque quem não tem projetos morre mentalmente”, falou.
Já para João Batista Alves, 67, fazer o curso Monitoria de Turismo 60+ pode colaborar para a realização de um sonho. “É um sonho meu desde a juventude, de ser agente de turismo. E vejo que com este curso poderei me atualizar mais sobre a cidade e divulgá-la, auxiliando no desenvolvimento da região”, comentou.
Entre os temas abordados nas aulas estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais, TripAdvisor e Google para atrações turísticas, hospitalidade e acolhimento como diferenciais, condução e mediação de visitas, experiência de atendimento personalizado e humanizado e coleta e organização de informações sobre ambientes e atrativos.
Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, para receber o certificado de conclusão é necessário ter frequência mínima de 75% nas aulas, além de atingir nota mínima 5 na avaliação. “Estamos bastante contentes em iniciar essa nova turma. Com certeza teremos mais pessoas para fomentar o turismo em Piracicaba e ajudar a nossa cidade crescer cada vez mais”, afirmou.

Read Previous

Obra de Romero Britto são utilizadas na 1ª Mostra de Artes dos alunos da Rede Municipal de Educação de Santa Maria da Serra

Read Next

Alécio Pazetto sugere construção de Clínica Veterinária para castração de cães e gatos em Ipeúna