julho 4, 2022

Deputado Alex de Madureira retoma tratativas para instalar Bom Prato em Piracicaba

Foto: Aldo Guimarães

Implantação do restaurante popular depende da Prefeitura Municipal

Na tarde desta terça-feira dia 14 de junho, o deputado estadual Alex de Madureira esteve na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, onde foi recebido pela secretária, Laura Müller Machado. Acompanhado pela responsável da Smads – Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Euclidia Fioravante, a reunião visou a retomada das discussões a respeito da instalação do Restaurante Bom Prato em Piracicaba.
“O programa social Bom Prato é instalado em cidade com mais de 200 mil habitantes. Portanto, temos que continuar lutando para trazer esse benefício para a Piracicaba, principalmente para beneficiar os mais vulneráveis”, afirmou o deputado estadual que vem insistindo há dois anos para que a cidade conquiste esse restaurante tão benéfico que a população de baixa renda.
O encontro teve a participação da Rita Dalmaso, coordenadora da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), e de Joás Sanches, Assessor parlamentar da secretaria de Estado.
“Não medirei esforços para trazer esse programa social para Piracicaba. O Bom Prato apresenta alimentação de qualidade e de baixo custo para a população vulnerável do Estado de São Paulo e a pandemia agravou essa situação na cidade”, afirmou Alex de Madureira.
O Bom Prato oferece refeições saudáveis, de alta qualidade e a preços acessíveis em uma rede de 59 restaurantes espalhados pelo Estado. O almoço custa R$ 1, já o jantar e o café da manhã custam R$ 0,50, cada.
“A instalação do Bom Prato leva em conta critérios socioeconômicos, com objetivo de atender moradores de rua, aposentados, desempregados, subempregados e demais cidadãos que se encontram à margem do processo produtivo, ou seja, todos que se enquadrem dentro do conceito de vulnerabilidade social”, explicou Alex de Madureira.
Em 2021, a equipe técnica da Cosan, que é a área responsável pela implementação do programa, já havia pedido um estudo sobre a viabilidade da implantação do Programa Bom Prato em Piracicaba.
“Sabemos que o programa é de fundamental importância para a cidade, tendo em vista o grande número de pessoas que poderão se alimentar com refeições de excelente qualidade e de valor simbólico oferecido pelo programa”, concluiu Alex de Madureira.
Refeições grátis a moradores em situação de rua:
O Bom Prato também vem ofertando refeições gratuitamente a moradores de rua. A medida inclui todas as 63 unidades do programa e mais as 17 unidades do Bom Prato Móvel e vai até 31 dezembro de 2022. Desde o início dessa iniciativa, o Estado já financiou e forneceu mais de 1,8 milhão de refeições gratuitas.
“A iniciativa das refeições gratuitas surgiu a partir da fase mais aguda da pandemia, a partir do mês de maio de 2020. A princípio a política pública da gratuidade seguiria até 31 de julho, mas vem sendo estendida e seguirá até o final do ano”, informou Alex de Madureira.
Municípios que possuem o programa solicitam à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado os cartões gratuidade desde que identifiquem e cadastrem a demanda de beneficiários que estejam em situação de vulnerabilidade social.
A partir daí os cartões são emitidos e enviados às prefeituras, que irão distribuí-los aos moradores de rua. Com os cartões em mãos, o portador deve apresentá-lo à unidade e poderá se servir com qualidade e sem custo algum. Até o momento foram disponibilizados 24,8 mil cartões gratuidade aos municípios.
“Estender a política da gratuidade aos moradores de rua é um esforço e um dever do governo do estado e tendo o programa Bom Prato na cidade ficará muito mais fácil de atendermos a população mais vulnerável. E, como um agente púbico, no papel de deputado, meu olhar está voltado constantemente para garantir esse direito, que é a refeição de qualidade, gratuita e em um ambiente digno”, completou Alex de Madureira.

Read Previous

Deputada Bebel destina recursos para melhorar a segurança no aeroporto municipal de Piracicaba

Read Next

Presidente da Câmara participa de encontro com pré-candidato ao Governo do Estado Tarcísio de Freitas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.